MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Mesmo com racionamento, Daeb registra aumento de 7% no consumo de água

Publicada em 21/04/2020
Mesmo com racionamento, Daeb registra aumento de 7% no consumo de água | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Enquanto consumo aumentou, captação de água segue em déficit, com ausência de chuva

Há um mês, os bajeenses passaram a conviver com o esquema de abastecimento alternado na cidade. O racionamento de 12h foi iniciado no dia 22 de março, com previsão inicial de 25% de economia no consumo de água. Contudo, o cenário registrado até agora mostra que não houve decréscimo e sim aumento de 7% no consumo durante o período.
No início do esquema de racionamento, a Sanga Rasa estava 5,2 metros abaixo do normal, Piraí 3,3 m aquém da normalidade e Emergencial 0,75 m abaixo do nível máximo. Agora, o panorama é ainda mais crítico, com as barragens apresentando níveis ainda mais baixos: a Sanga Rasa, maior reservatório do município, está com 5,9 metros abaixo do normal, enquanto o Piraí está com déficit de 4,7 metros. A Emergencial atingiu 1 m abaixo da normalidade.
O índice de precipitações também é um ponto crítico. Até o momento, o município registrou 51,1 milímetros de chuva, enquanto a média histórica do mês de abril, considerando os últimos cinco anos, é de 143 mm. Em fevereiro e março também houve um índice de precipitação muito menor que o necessário, marcando 32,7 mm e 11,4mm, respectivamente.
O diretor da autarquia, Márcio Pestana, destaca que, até o momento, o Departamento não atingiu a economia esperada. Ao contrário, foi registrado um aumento de consumo de água, que ele credita à permanência dos bajeenses em casa durante a quarentena de proteção ao coronavírus. "Analisamos o histograma do consumo entre março e abril e está 7% maior. Então não houve economia, mas um aumento do consumo mesmo com a implantação do racionamento. Os níveis das barragens não estão se recuperando, pois não houve chuvas e o consumo segue ainda maior, com mais de 370 milímetros de déficit pluviométrico. Estamos muito preocupados com a situação e pensando em novas medidas" afirma.
Além disso, Pestana destaca que, durante o período de isolamento e restrição das atividades de comércio e serviços, a autarquia teve uma diminuição considerável na arrecadação. "Mesmo assim, seguimos prestando nossos serviços, sem parar", ressaltou.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br