MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé contabiliza 37 cadastros de aplicadores e de venda orientada de agrotóxicos hormonais

Publicada em 24/04/2020
Bagé contabiliza 37 cadastros de aplicadores e de venda orientada de agrotóxicos hormonais | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Sintomas de fitotoxicidade pelo herbicida 2,4-D foram constatados em videiras

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural prorrogou, para 31 de maio de 2021, os prazos do cadastro de aplicadores e da venda orientada de agrotóxicos hormonais para 473 municípios que teriam a obrigação em junho de 2020. Bagé, uma das cidades que deve observar o sistema de registro, já contabiliza 37 cadastros. O número de cadastros, em todo o Estado, chega a 730.
Conforme o coordenador Regional de Agricultura, Rodrigo Antunes, o cadastro começou este ano e, paralelamente, estavam sendo realizados cursos de formação, através de entidades parceiras, nos 24 municípios em que laudos da secretaria confirmaram a presença de resíduos de 2,4-D em culturas sensíveis como da oliveira e uva para o uso do agrotóxico.
Neste primeiro momento, o cadastro de aplicadores e a venda orientada dos produtos devem ser realizados pelos municípios de Alpestre, Bagé, Cacique Doble, Candiota, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Hulha Negra, Ipê, Jaguari, Jari, Lavras do Sul, Maçambara, Mata, Monte Alegre dos Campos, Piratini, Rosário do Sul, Santiago, São Borja, São João do Polêsine, São Lourenço do Sul, Santana do Livramento, Silveira Martins, Sobradinho e Vacaria.
As normativas estabelecem a criação de um cadastro de aplicadores, a declaração de aplicação por parte dos produtores rurais e a Declaração do Termo de Conhecimento de Risco e de Responsabilidade, pelo qual produtores rurais ou responsáveis técnicos devem assinar a receita agronômica em que houver prescrição de aplicação de produtos agrotóxicos hormonais.


Sistemática
Devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), o cadastro está sendo realizado somente pela internet. Antes do isolamento social, o produtor podia fazer o cadastro presencialmente na Inspetoria de Defesa Agropecuária, comparecendo com cópia ou original de documento de identidade e CPF do aplicador, e certificado do curso de boas práticas agrícolas na aplicação de agrotóxicos e histórico do conteúdo ministrado.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br