MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Levantamento aponta tendência de redução no isolamento social em Bagé

Publicada em 12/05/2020
Levantamento aponta tendência de redução no isolamento social em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Centro da cidade vazio um dia após decreto municipal, em 20 de março

Desde a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19), na Rainha da Fronteira, a principal medida de segurança adotada na cidade foi o isolamento social. No dia 19 de março, um decreto municipal anunciou o fechamento do comércio e a suspensão das aulas presenciais para diminuir as chances de contágio entre os bajeenses. Ainda que a medida tenha surtido efeito nos primeiros dias, o índice de pessoas em isolamento vem diminuindo gradualmente a cada dia.
Os dados que embasam as afirmações foram fornecidos pela empresa In Loco, líder no uso da tecnologia de geolocalização. A pesquisa através da geolocalização utiliza dados de sistemas de GPS, Wi-fi e Bluetooth, instalados em telefones celulares. A tecnologia captura dados de forma criptografada, respeitando a privacidade do usuário. Apenas a localização é disponibilizada e os dados são ainda agregados por bairros, resultando no índice de movimentação de pessoas dentro das comunidades.

Pico aos domingos

Em 19 de março, primeiro dia após a publicação do decreto, o isolamento registrado foi de 41%. O número de pessoas que respeitaram o isolamento começou a aumentar, efetivamente, no dia 21 de março, um sábado, quando foi registrado 58%.
Com exceção do dia 24 de março, terça-feira, que registrou índice de isolamento de 62%, os níveis só alcançaram números superiores a 60% aos domingos, que, normalmente, já é um dia de menor movimento nas ruas. O pico registrado foi em 22 de março, justamente domingo, com 68% de cidadãos em isolamento, seguido pelo domingo de 29 de março, com 65% de isolamento, e 63%, em 5 de abril, também domingo.

Queda gradual da adesão

Antes do decreto 50, que começou a vigorar em 19 de março, os índices de pessoas em casa variava entre 27% a 33%, com pico aos domingos, com até 45%. Quase um mês após o início do decreto, os números voltaram a cair e se aproximar dos índices registrados antes do decreto. A mudança de comportamento pode estar associada à retomada das atividades do comércio, em meio período.
Em 17 de abril, por exemplo, segundo dia de reabertura das lojas, o isolamento atingiu 39%, um dos menores índices desde o início de março, em Bagé. No dia anterior, 16, o número chegou a 41%. A pesquisa, que registra índices entre o início de março até dia 6 de maio, aponta que neste período houve um empate entre dois dias com menor adesão ao isolamento social, ambos com 38%. O primeiro foi no dia 30 de abril, quinta-feira, e o segundo foi em 5 de maio, terça-feira.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br