MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Levantamento confirma volume crítico de água nas barragens de Bagé

Publicada em 13/05/2020
Levantamento confirma volume crítico de água nas barragens de Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Barragem do Piraí está 6,20 m aquém da normalidade

Um estudo de batimetria das barragens da Sanga Rasa e Piraí foi entregue, nesta quarta-feira, ao Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé. O levantamento foi realizado, a pedido da autarquia, pela empresa Agros Assessoria Agronômica Ltda. O objetivo foi realizar um levantamento quantitativo do volume total dos reservatórios que abastecem a cidade e do volume atual de água disponível para uso.

O estudo foi apresentado aos membros da Comissão de Enfrentamento à Seca e Estiagem, composta na sua maioria por servidores do quadro do Daeb. A exposição dos dados foi realizada pelos representantes da empresa contratada, o engenheiro agrônomo Gerson Ferreira e pelo técnico agrícola Gustavo Baldissera. Conforme a pesquisa, o volume total do Piraí é de 1.554.063,902 m³ e, hoje, é de apenas com 202.862,905 m³. Já a Sanga Rasa possui um volume total de 2.656.222,309 m³ e, atualmente, está com volume útil disponível de 667.380,875 m³.

"Este estudo serve para mostrar que realmente a ampliação do racionamento foi necessária e que a nossa situação é muito crítica. Esta batimetria também servirá como um instrumento oficial permanente de trabalho do Departamento, que ficará para as próximas gestões", explica Márcio Pestana, diretor do Daeb. Ele afirma que, a partir destes dados, serão calculados quantos dias ainda as barragens possuem de água, considerando o consumo atual da população. A informação deve ser divulgada nos próximos dias.

Chuvas

A precipitação dos últimos dias não reverteu a situação das barragens. O índice de chuva foi muito abaixo do esperado, conforme o Daeb. Em dois dias, foram registrados, na Estação de Tratamento de Água (ETA), apenas 11,4 milímetros. O acumulado do mês de maio está em 18,9 milímetros. Pelo sétimo mês consecutivo, a precipitação na cidade está abaixo da média histórica.

Com isso, os níveis das barragens seguem críticos. A Sanga Rasa está 6,60 metros abaixo do normal. Já a barragem do Piraí está 6,20 m aquém da normalidade. A Emergencial, por sua vez, está 0,60 m abaixo do nível máximo.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br