MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Dom Pedrito tem nova onda de contaminação pelo covid-19

Publicada em 26/05/2020
Dom Pedrito tem nova onda de contaminação pelo covid-19 | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Prefeito diz que municipio tem dificuldades no monitoramento

O município de Dom Pedrito vive nova onda de contaminação pelo Covid-19. Com isso, tem dificuldade de monitorar os casos, tanto dos suspeitos, que chegam a nove, como os positivados, que são 14, na atualidade. No total, 106 situações são monitoradas. A linha de contaminação partiu do setor da Segurança Pública, visto que os primeiros positivados trabalham no sistema prisional. Dois contaminados estão internados desde sábado e a situação é estável.
A Secretaria de Saúde de Dom Pedrito confirmou, na tarde de segunda-feira, o 16º caso de coronavírus no município. Trata-se, segundo divulgado, de um homem, 25 anos, assintomático e da mesma linha de transmissão dos casos anteriores. Nas últimas 24 horas, além deste resultado, a pasta também teve mais quatro negativos para covid-19. No mesmo período, não foram realizadas coletas de novos suspeitos. Nove pessoas ainda aguardam resultado em Dom Pedrito.
Em relação ao casal de idosos que foi hospitalizado no sábado, a informação é de que ambos continuam em estado de saúde estável. Os demais pacientes estão todos em isolamento domiciliar, em recuperação.
Com essa atualização, Dom Pedrito tem, atualmente, nove suspeitos; 16 confirmados (um recuperado e um óbito); 135 descartados; um repetido; dois pacientes hospitalizados e 106 pessoas monitoradas.
A situação crítica teve início no dia 30 de abril, quando um casal, vindo da Serra Gaúcha, acompanhou uma idosa, natural de Dom Pedrito, até o município. O casal passou o feriado de 1º de maio na Capital da Paz e, depois, retornou para Bento Gonçalves. Chegando lá, o homem teve os primeiros sintomas e testou positivo. A família foi contaminada e teve o resultado no dia 10 de maio. A idosa, porém, teve o resultado negativo para o coronavírus.
De acordo com o prefeito de Dom Pedrito, Mario Augusto Freire Gonçalves, o primeiro positivado é servidor da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). A partir dele, surgiu uma linha de contaminação das famílias dos agentes, chegando a 14 pessoas. Das outras duas contaminações anteriores, uma foi de uma mulher no dia 12, que viajou para uma consulta em Bagé. No dia 15 do mesmo mês, apresentou os primeiros sintomas. No dia 19, teve conhecimento de que o médico que fez o seu atendimento estava com o vírus. No dia 20, fez a coleta e, no dia 25, teve o resultado positivo para a Covid-19. A outra paciente era natural de Dom Pedrito, mas estava hospitalizada em Porto Alegre e como tinha outras comorbidades, acabou indo a óbito. "Este cenário de pessoas infectadas dentro do grupo de risco é novo para o município, até então havia, entre os infectados pela Covid-19, pessoas jovens e sem comorbidades. No dia 21, anunciamos que ambos estavam com sintomas leves, porém, ambos foram internados. No momento, estão estáveis", comenta.
Conforme o prefeito, a principal dificuldade, nesse momento, é o acompanhamento dos monitorados, não só dos positivados. Ele salienta que o município chegou a ter 100 pessoas monitoradas. “Temos uma equipe reduzida na prefeitura, que está trabalhando muito bem”, disse. Além disso, segundo o chefe do Executivo, grande parte da população tem consciência do que tem que fazer e dos cuidados. “Foram poucos os transtornos”, comenta.
Gonçalves salienta que Dom Pedrito recebe o apoio do Exército nos pontos de bloqueio para monitoramento e orientação, onde é verificada a temperatura, bem como são entregues folders informativos com os endereços do ambulatórios e Pronto-Socorro, com uma série de informações sobre a doença. O município também recebe apoio de diversas instituições e também da Brigada Militar, para a fiscalização e doações e auxílio dos clubes de serviço.
Sobre o valor do auxilio emergencial, que será disponibilizado pela União, o prefeito salienta que será utilizado para repor parte das perdas que o município vem sofrendo com a crise motivada pela pandemia. “Sabemos que iremos sofrer com resultados negativos do ICMS até meados de 2022", estima.  

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br