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Agência do Fgtas/Sine encaminhou 168 seguros-desemprego desde a retomada do atendimento presencial
A agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine) de Bagé retomou os atendimentos presenciais no dia 11 de maio, após ser fechada em março, como medida de prevenção ao novo coronavírus. Somente nesta retomada, já foram encaminhados 168 pedidos de seguro-desemprego. O aumento foi de 11%, baseado no mesmo período do ano passado, quando registrou 150, entre os dias 11 e 26 de maio.
De acordo com o coordenador da agência, Roberto Messias, a média de agendamentos é de 26 por dia. Ele salienta que, de 17 de abril até 18 de maio, haviam sido encaminhados, através do sistema da agência, 424 solicitações. Conforme Messias, a grande maioria dos pedidos de seguro-desemprego é de comerciários. A média em períodos normais é de 15 diários.
O coordenador ressalta que, além do pedido nos sistemas da agência, o seguro pode ser solicitado através dos aplicativos Carteira Digital e no site do Sine. “Não temos acesso aos números de solicitações encaminhados através das plataformas", comenta.
Para o atendimento presencial, o trabalhador deve agendar com antecedência e requer procedimentos específicos para evitar concentração de pessoas e o consequente risco de contaminação pela Covid-19 (Coronavírus). O atendimento ao público ocorre das 8h às 14h, conforme prévio agendamento, em data e horário a ser definida pelo setor administrativo da Agência FGTAS/Sine de Bagé.
A agência local oferece atendimento de encaminhamento de seguro-desemprego com agendamento através do site da FGTAS. Mas também é possível que o trabalhador realize o encaminhamento do benefício pela internet realizando um cadastro no site Emprega Brasil. O encaminhamento pode ser realizado sete dias após a dispensa. Se a solicitação on-line for concedida automaticamente, o usuário receberá a informação de que a emissão das parcelas acontecerá em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Se o sistema acusar alguma necessidade de validar a documentação ou erro, o cidadão deve comparecer a uma Agência FGTAS/Sine e levar todos os documentos recebidos pela empresa, documentos pessoais, Carteira de Trabalho (não obrigatória). Caso a Carteira for virtual (digital) basta declarar no ato do atendimento.