MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Após cadastro de alunos e professores, rede estadual prevê letramento digital a partir do dia 15

Publicada em 06/06/2020

A implantação das Aulas Remotas, o modelo híbrido de ensino adotado pela Secretaria de Educação do Estado durante a pandemia, já começou. Neste primeiro momento, professores e estudantes da rede estadual, separadamente, são orientados e capacitados para trabalhar nas plataformas disponíveis.
A coordenadora Regional de Educação, Miriele Barbosa, explica que, durante a primeira quinzena de junho, os professores estão sendo cadastrados e orientados sobre a utilização do Google Classroom. Na próxima semana, inicia o cadastramento dos alunos na plataforma. "A escola, com suas ferramentas de comunicação, vai orientar os alunos para fazer o cadastro".
A ação deve garantir a criação de mais de 37 mil turmas espelhadas e mais de 300 mil ambientes virtuais divididos por componentes curriculares. Por meio da plataforma Google Classroom, serão criadas todas as turmas por escola e disciplina com todos os alunos e professores alocados automaticamente. O espaço virtual ainda contará com recreio, sala dos professores, serviço de orientação educacional (SOE), coordenação pedagógica e salas exclusivas para capacitação dos educadores.
A segunda etapa será o Letramento Digital, com previsão de início em 15 de junho, em que os professores e alunos, já com acesso à plataforma, serão avaliados conforme a performance e compreensão do ambiente virtual. A partir do resultado dessa avaliação, será possível reforçar aspectos que não estejam claros aos estudantes, para que, em seguida, possam iniciar as lições. "Isso não quer dizer que vamos trabalhar só por ali. O mês de junho vai ser de adaptação e migração de sistema, então ainda vamos entregar material de outras formas, como pelo WhatsApp, Facebook ou físico", relata.
As aulas já migradas totalmente para o novo sistema iniciam no dia 29 de junho. A Coordenadoria estima que entre junho e julho tenha liberado o acesso aos dados móveis para os estudantes cadastrados que não possuem conexão. "Estamos ainda em período de liberação de internet para os alunos. Por enquanto, estamos apenas em fase de migração de sistema", resume.
Para aqueles que não têm aparelho celular, as escolas funcionarão em regime de plantão com agendamento, respeitando todos os protocolos de saúde, para que possam utilizar a estrutura da instituição. Nos casos de alunos que não tenham nenhuma possibilidade de acesso digital, as coordenadorias e as escolas farão a entrega de conteúdo físico para os estudantes. "Não significa que o modelo híbrido seja só pela plataforma. Vamos ter alunos do interior, da zona rural, que não tem acesso a internet, o sinal não chega lá. Vamos levar uma vez por semana o material para estes estudantes".

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br