MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Índice de esgoto tratado não apresentou crescimento nos últimos oito anos

Publicada em 09/06/2020
Índice de esgoto tratado não apresentou crescimento nos últimos oito anos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Fábrica de bueiros aumentou em 10% as obras da rede pluvial de esgoto

Em 2012, o Sistema Nacional de Informações em Saneamento (SNIS) informava que 83,71% dos bajeenses contavam com abastecimento de água, 37,96% com coleta de esgoto e 29,31% do esgoto coletado era tratado. Oito anos depois, o cenário não mudou em relação ao serviço de tratamento de esgoto.
De acordo com as informações fornecidas pelo Departamento de Água, Arroios e Esgoto (Daeb), atualmente, 100% da população urbana conta com abastecimento de água. Já o índice de coleta de esgoto subiu para 81,50%. Contudo, o crescimento da população da cidade ocasionou um decréscimo dos dados atuais em relação aos de 2012, em relação ao esgoto tratado, com 21,35%.
A expectativa da autarquia é que esta realidade seja modificada positivamente a partir do funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto Central (ETEC). Quando em operação, o complexo deve elevar para 49% o índice de esgoto tratado na cidade.
Contudo, para que a ETEC entre em funcionamento, é necessária a finalização da obra da Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE). A obra, localizada ao lado do Cemitério da Santa Casa, está paralisada há mais de dois anos. Uma nova licitação foi realizada em maio, mas foi deserta, sem interessados. Agora, o orçamento está sendo atualizado para a realização de uma nova licitação, já que os preços de alguns materiais tiveram alterações durante o período de pandemia.
A obra, iniciada em 2007, após diversas paradas e retomadas, está sem movimentação desde 2018. Com orçamento inicial de R$ 3.557.254,39, a última previsão de término da obra, após prorrogação do Governo Federal, era abril de 2019.
Reativada em julho do ano passado, a fábrica de bueiros também tem papel importante nas obras de saneamento, já que é responsável por fornecer o principal material para execução de serviços desta natureza.
Atualmente, com média de fabricação de 40 bueiros por dia, a estimativa da autarquia é que a fábrica tenha aumentado em 10% as obras da rede pluvial de esgoto desde sua retomada. Parte desses bueiros são destinados para demandas da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra).
Plano Básico de Saneamento
Requisito básico para acessar os recursos de financiamentos destinados a serviços de saneamento, o plano básico ainda não foi para o papel. O prazo final de entrega do documento, encerrado no final do ano passado pelo Governo Federal, foi estendido até dezembro de 2022.
Assim, a autarquia ganhou mais algum tempo de margem para trabalhar. O superintendente operacional do Daeb, Emílio Mansur, garante que o termo de referência está pronto para contratação de consultoria responsável pela elaboração do plano.
O Plano Básico de Saneamento prevê ações para o abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem, além do manejo das águas pluviais urbanas.
De acordo com o decreto 9.254, após 31 de dezembro de 2019, a existência do plano é condição para o acesso aos recursos de financiamentos geridos ou administrados por órgão ou entidade da administração pública federal, quando destinado a serviços de saneamento básico.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br