MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Após intenso período de escassez de água, panorama do abastecimento é de tranquilidade em Bagé

Publicada em 16/07/2020
Após intenso período de escassez de água, panorama do abastecimento é de tranquilidade em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Maior reservatório do município, Sanga Rasa está apenas um metro abaixo do nível normal

Três meses após iniciado, o esquema de racionamento foi finalizado pelo Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) no final de junho. De lá para cá, as temperaturas caíram e a quantidade de precipitações aumentou, o que garantiu um cenário de tranquilidade para o abastecimento do município.
De acordo com as informações repassadas pelo setor de Comunicação e Marketing da autarquia, durante o racionamento de 12 horas, a produção de água da Estação de Tratamento de Água (ETA) era de 25 milhões de litros. Com o encerramento do rodízio de abastecimento, a produção voltou ao patamar de produção de 32 milhões de litros, o mesmo de antes do racionamento. Ou seja, não houve redução em relação ao que era consumido antes.
Os dois meses que antecederam o anúncio do final da medida de contenção do uso da água foram de muita chuva. Em maio, o mês fechou com acumulado de 177,9 milímetros, enquanto em junho foi de 175 milímetros. Para julho, a média histórica é de 99,4 mm e, até o momento, a medição da ETA já apontou acumulado de 34,8 mm.
A frequência das chuvas renderam bons resultados nas barragens. A Sanga Rasa, que chegou a ficar com déficit superior a seis metros durante o período crítico de escassez de água, agora está apenas um metro abaixo da normalidade. Os outros dois reservatórios, Piraí e Emergencial, estão cheios.
Outro dado interessante repassado pela autarquia foi o resultado do estudo de batimetria das duas maiores barragens - Sanga Rasa e Piraí - realizado através da Comissão de Enfrentamento à Seca e Estiagem da autarquia. A batimetria é um levantamento relacionado às medições de profundidade de uma determinada massa de água, a topografia submersa de um determinado local.
Com essa análise, foi possível identificar que, com o volume existente de água nas duas barragens, seria possível abastecer Bagé por 116 dias, quase quatro meses, sem nenhum registro de precipitação.  
Final de semana com alta da temperatura
Após uma trégua na escassez de água, com altos índices de precipitação, o frio chegou com tudo em uma semana com registro de temperatura negativa e geadas. Mas depois da madrugada fria de terça-feira, quando foi registrado -1°C, o final de semana será de calor na Rainha da Fronteira. Ainda nesta quinta, a temperatura permanece baixa, com máxima de 10°C e previsão de chuvas rápidas. Na sexta-feira, a temperatura começa a aumentar, com máxima de 16°C e, no sábado, nublado, chega a 23°C. No domingo, a previsão é de 25°C, com dia claro. A temperatura mais alta deve se manter até quarta, com máxima de 26°C e depois torna a cair.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br