MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé permanece na bandeira laranja na 11ª rodada do Distanciamento Controlado

Publicada em 18/07/2020
Bagé permanece na bandeira laranja na 11ª rodada do Distanciamento Controlado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Rainha da Fronteira mantém medidas mais flexíveis de controle à pandemia

Após a semana passada, quando foram confirmados 48 novos casos de covid-19 no município, incluindo o primeiro óbito de paciente da cidade com infecção pelo vírus, Bagé se manteve na bandeira laranja no monitoramento do Distanciamento Controlado do Governo do Estado. Assim, junto a Pelotas, a Rainha da Fronteira é o único município do Rio Grande do Sul a manter o status de risco médio de contágio.
De acordo com a bandeira preliminar, divulgada no final da tarde de sexta-feira, o agravamento da pandemia deixou em vermelho quase todo o Rio Grande do Sul, com 18 regiões classificadas como de alto risco de contaminação, observando que 90% do Estado apresenta alto risco para disseminação de coronavírus e ocupação de leitos. As bandeiras definitivas da 11ª rodada devem ser divulgadas, após recebimento e avaliação dos recursos dos municípios, na segunda-feira, 20.
Nesta semana, o Estado havia ficado dividido: 10 regiões em vermelho e 10 em laranja. Na nova rodada, apenas a região de Pelotas apresentou melhora nos indicadores suficiente para ter regressão na bandeira, passando de vermelha para a laranja. Bagé foi a única que permaneceu no mesmo nível, com cor laranja.
Com isso, 469 municípios (do total de 497) estarão preliminarmente classificados em bandeira vermelha, somando 10.273.823 habitantes, ou seja, 91% da população gaúcha (11.329.605 habitantes).
Deste total, 270 cidades e seus 1.735.262 habitantes (15,3% da população) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a Prefeitura crie um regulamento local.
O prefeito de Bagé, Divaldo Lara, se declarou orgulhoso pela manutenção da bandeira a partir das medidas e ações de segurança tomadas, que garantiram Bagé como a única região que não entrou na bandeira vermelha durante as onze rodadas do monitoramento realizado pelo Estado até agora. "Chegamos ao nosso objetivo, que era reverter a situação muito crítica da semana passada, com efeitos até o dia de ontem. Estamos muito próximos de voltar à bandeira amarela e essa é a nossa meta para a semana que vem. Vamos manter Bagé comercializando, trabalhando e segura, protegendo o trabalho, a renda, a economia e, principalmente, a saúde de toda a população. Uma grande vitória justamente no dia do aniversário de Bagé", frisou.

Alerta para bandeira preta
Nestas 11 semanas de Distanciamento Controlado, o RS segue sem registro da bandeira mais grave, de cor preta. No entanto, as equipes do governo alertam para a situação de cinco regiões que ficaram muito próximas de migrarem para o nível de risco altíssimo.
Para atingir a bandeira preta, o arredondamento da média ponderada dos 11 indicadores deve alcançar, no mínimo, 2,5, enquanto a da bandeira vermelha é 1,5. Nesta rodada, Taquara ficou média de 2,40, Porto Alegre (2,36), Capão da Canoa (2,33) e Novo Hamburgo e Canoas (2,25).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br