MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé contará com Centro Municipal de Economia Solidária

Publicada em 28/07/2020
Bagé contará com Centro Municipal de Economia Solidária | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estrutura funcionará em anexo ao Núcleo Moveleiro do Pampa

Após a remoção das estruturas do Calçadão, que estavam na rua General Sampaio, há cerca de 45 dias, nesta semana, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Bayard Paschoa Pereira, anunciou a implantação, de um Centro Popular de Economia Solidária na Avenida Barão do Triunfo, nº 588, em terreno anexo ao Núcleo Moveleiro do Pampa. O espaço recebe seus ajustes finais e abrigará atividades colaborativas e de economia social.

O secretário comenta que, no momento, das 36 cabines, apenas 18 serão utilizadas para que se cumpram as normas de distanciamento social. “Nos mesmos moldes da Feira Livre será realizada, no local, uma nova edição da Feira Orgânica, Agroecológica e Colonial acrescida de produtos ligados a Artesania Campeira”. Bayard explica que o espaço terá livre acesso, porém com controle de público e disponibilização de álcool gel, sendo obrigatório o uso de máscaras para acessar o local. A data de inauguração deve ser confirmada até o final deste mês, mas deverá ficar dentro da primeira quinzena de agosto.

IPHAE autorizou implantação temporária no Calçadão, logo após desautorizou

O projeto inicial do governo municipal foi apresentado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do RS (Iphae-RS), órgão que delibera sobre a ocupação e uso de toda a poligonal tombada no centro de Bagé, que não acatou a proposta de instalação das bancas na Travessa Vanda Mourão (área atrás do Obinotel), mas, no entanto, liberou, de forma temporária, a área de estacionamento de motos na Rua General Sampaio, junto ao Calçadão, como único local possível para implantação de projeto destinado aos trabalhadores de rua.
“Mesmo não sendo a área considerada adequada por nós, naquela oportunidade, entendemos por aceitarmos, tendo em vista que nosso propósito sempre foi encararmos esta questão social que é uma demanda antiga e recorrente de vários segmentos e dialoga ainda com a mobilidade e a circulação na área central da cidade” destacou o secretário.
Após concluído o projeto e o município investir R$ 148.522,45 na aquisição das estruturas implantadas e montadas na área, contudo, o IPHAE demandou mais documentos e, por fim, com a troca de sua direção, desautorizou a permanência das bancas no local. Com a negativa, o município acatou sugestão apresentada em reunião do Compreb para que instalasse, de forma definitiva, as estruturas, em terreno do município, Rua Barão do Triunfo, nº 588.
Portanto, salienta Bayard, a Prefeitura agiu de forma responsável e com acompanhamento e orientação do Ministério Público, na pessoa do Promotor Cláudio Rafael Morosin Rodrigues, ao longo de todo o processo e também durante a transferência das estruturas para a área atual.

Local definitivo para ambulantes

Já como meta final, desde o início das tratativas com os trabalhadores ambulantes, o Governo Municipal segue em negociação com os proprietários do antigo prédio do Cine Avenida, considerado como a melhor alternativa de local, para mantê-los em um espaço central.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br