Cidade
Cerca de 250 empresas e instituições já solicitaram o “Selo de ambiente limpo e seguro”
Lançado há menos de um mês, pela Prefeitura de Bagé, através do o Decreto 150/2020, o “Selo de ambiente limpo e seguro” para empresas, igrejas e templos religiosos já foi liberado para 215 locais. O certificado é chancelado caso os estabelecimentos cumpram determinações no combate ao novo coronavírus e concedida pela Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan). Até o momento, foram 250 solicitações.
Conforme o secretário de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos, Franco Alves, o comércio foi o setor que mais solicitou o selo, totalizando 152 pedidos e liberações. Ele salienta que o selo é uma certificação de que a empresa está de acordo com as normas sanitárias, cumprindo com o decreto municipal e colaborando com a Vigilância Sanitária para não haver disseminação da Covid-19. “Os estabelecimentos estão cumprindo as regras, que são importantes. Não há nenhuma linha de contágio proveniente do comércio”, salientou.
Para que o estabelecimento adquira o selo é necessário cumprir 37 itens, como, por exemplo, o uso de máscara e disponibilização de álcool em gel. A fiscalização é realizada pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade, com o auxílio da Brigada Militar.
Além do cumprimento das medidas sanitárias exigidas, o estabelecimento, para fazer jus ao Selo, deve qualificar, no mínimo, um funcionário a cada 10 que possuir, junto ao minicurso “Agente Anti-Covid-19”, fornecido gratuitamente pelo Senac/RS, com a devida certificação.
Todas as normas estão divulgadas no site da Prefeitura e, assim que a empresa entender que já está com todas regras cumpridas, deverá solicitar, através do e-mail geplan@bage.rs.gov.br, que uma equipe faça a avaliação. Após a verificação do cumprimento dos requisitos, a Vigilância em Saúde do Município irá adesivar a entrada do estabelecimento com o referido Selo Ambiente Limpo e Seguro.