MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Nasser aponta qualidade do serviço público como prioridade de gestão

Publicada em 15/08/2020
Nasser aponta qualidade do serviço público como prioridade de gestão | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Pré-candidato do PDT defende postura de respeito com dinheiro público

Pré-candidato pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) à Prefeitura de Bagé, o empresário Nasser Yusuf, 50 anos, apresenta uma plataforma centrada na qualificação do serviço público. “Quando a população não paga uma conta de água em 30 dias, por exemplo, o poder público vai lá e corta. Mas a mesma eficiência que tem para cobrar, precisa ter para prestar bom serviço à população”, resume.
Nasser tem experiência política. O ex-presidente da Câmara de Bagé, entretanto, não é o único pré-candidato do PDT ao Executivo, em 2020. O ex-vereador Francisco José Rosa dos Santos (Chico Brizola) e o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS), Jorge Fara, também formalizaram pré-candidaturas junto à legenda.
O PDT tem tradição no cenário bajeense. O partido com o segundo maior quadro de filiados da cidade já governou o município. No pleito de 2016, a sigla disputou a Prefeitura com as candidaturas de Sapiran Brito, para prefeito, e Bia Lamego, para vice, na coligação denominada 'Por Uma Bagé Sustentável', formada com o PL (na época PR), que elegeu dois vereadores: Augusto Lara e Omar Ghani.
Atuando no comércio, no setor da construção civil e no agronegócio, Nasser explica que a pré-candidatura representa uma forma de contribuir com a cidade que o acolheu na década de 1980. “Sou natural de Brasília. A proposta de disputar a Prefeitura, pelo PDT, é uma forma de demonstrar gratidão ao povo de Bagé, pela acolhida. Aqui casei e estruturei minha vida. Não sou político profissional. Não vivo da política, mas posso dar minha contribuição”, pontua.


Conjuntura
Observando uma tendência de polarização entre extremos, Nasser adianta que procura seguir o caminho do diálogo. “Vamos para eleição dar um recado inovador. Vamos fazer crítica, sim, mas construtiva e propositiva, sem ataques e sem agressões contra nenhum partido. Se formos alvo, a resposta será à altura. Mas o que quero deixar bem claro é que estamos dispostos a apresentar um projeto de governo, com foco na transparência, na eficiência e no combate à corrupção, que hoje assola a política no Brasil”, salienta.
A proposta defendida pelo pré-candidato passa pela qualificação dos serviços básicos. “A população não pode ter dificuldades para acessar serviços de saúde. Também precisa de um bom transporte coletivo e asfalto nas ruas. Tudo isso estimula o cidadão. Ao município cabe respeitar o patrimônio público. Conheço muita gente que deixa de comprar um calçado para o filho ou uma roupa, para pagar o IPTU e a água. Os governantes precisam respeitar isso, garantindo o retorno em serviços. É o mínimo que pode ser feito”, avalia.


Valorização dos servidores
O pré-candidato do PDT projeta uma redução drástica do número de cargos de confiança (CC's), como forma de valorizar os servidores do quadro municipal. “Os recursos que serão economizados com a redução podem ser usados para estimular os funcionários de carreira. A Prefeitura precisa pagar bem para poder também exigir meta. Os servidores devem ser tratados com respeito e dignidade”, enfatiza.
Nasser adianta que é contra a concepção de que filiados a partidos devem ocupar posições que ele classifica como 'cargos de ponta da administração pública'. “Se um funcionário estudou, fez concurso e se qualificou para uma função, por que colocar um CC? Quem perde com isso é a população. O CC passa pela administração pública, o funcionário não”, argumenta.


Alvará unificado
A criação de um alvará unificado é encarada, por Nasser, como alternativa para reduzir a burocracia municipal. “O poder público tem que ser rápido, eficiente e atender bem. Alvarás sanitários e alvarás de localização, por exemplo, podem estar no mesmo carimbo. O município tem que facilitar para o empreendedor, não atrapalhar, com um vai-e-vem de processos. Um projeto da construção civil não pode ficar na gaveta. Tem que ser ágil. Isso impacta no crescimento do município. Temos que fazer com que a máquina pública trabalhe como a iniciativa privada. Pagou, levou. Não tem porque ficar na enrolação”, reforça.


Extensão da Ceasa, frigorífico municipal e segurança no campo
Nasser trabalha uma proposta de extensão da Ceasa, vislumbrando uma central de abastecimento para promover a comercialização de produtos da hortifruticultura, a nível de atacado, para municípios da região, o que abrangeria Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Lavras do Sul e Dom Pedrito. “Seria uma forma de estimular a geração de emprego e também estimular os agricultores de Bagé, que, muitas vezes, produzem e enfrentam dificuldades para comercializar. Penso que a cidade tem capacidade estrutural de arcar com isso”, pondera.
A plataforma apresentada pelo pré-candidato do PDT também inclui a criação de uma espécie de frigorífico municipal de pequeno porte, estruturado pela prefeitura, dentro das regras sanitárias. “A intenção é estimular aqueles pequenos pecuaristas, que criam poucos animais e têm dificuldades para vender um para frigorífico maior. O mini frigorífico pode vender um produto de qualidade, inspecionado, gerando mais emprego e tributos. Também pode abater ovinos e suínos, abrindo novos mercados”, avalia.
Nasser menciona, como uma proposta de pré-candidatura, a criação de uma guarda municipal voltada para a segurança no campo. “Bagé é uma cidade reconhecida como produtora de carne. É um produto importante, que gera muitos recursos. E temos que colaborar com os produtores. O abigeato prejudica muito. A guarda municipal rural atuaria nas estradas vicinais, ajudando a autoridade policial a combater o abigeato. Podemos pensar em ações conjuntas, ouvindo especialistas da área, para ver de que forma o município pode atuar neste setor”, esclarece.


CIC's
A reestruturação dos Centros de Integração Comercial (CIC's) é encarada como prioridade pelo pré-candidato do PDT. “Os trabalhadores não são prestigiados no município. Os CICs estão mal estruturados. É preciso melhorar a estrutura, fazer uma reforma ampla, garantindo segurança e boa ventilação, com bons banheiros e lancherias. Mas também é preciso resolver a situação dos trabalhadores que não estão nos CIC's, que estão atuando fora”, menciona.


Qualificação e revisão de tributos
Nasser projeta a criação de programas municipais de qualificação, que utilizariam as estruturas das escolas para oferecer cursos profissionalizantes. “Existe um problema com a oferta de mão de obra qualificada. Entendo que o município tem que instalar um programa forte. É uma forma de combater o desemprego. Um jovem, hoje, quando quer entrar no mercado, enfrenta essa dificuldade. As empresas já não querem preparar porque o custo é alto. Então o município precisa enfrentar essa situação. E a solução é relativamente fácil. Passa pela educação”, explica.
O pré-candidato do PDT também defende o que classifica como revisão de tributos, mencionando os valores associados aos alvarás e à Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública no Município (CIP). “Houve um aumento absurdo. Penso que nenhum tipo de reajuste pode ser feito acima da inflação. Existe, inclusive, uma guerra travada entre o setor empresarial e o município, por conta das taxas. Nossa proposta é voltar aos valores anteriores, com reajustes, quando necessários, dentro da inflação”, garante.


Centros populares
O pedetista menciona, como proposta, a criação de centros populares, nos bairros, para ofertar serviços básicos à população de baixa renda. “Tudo pode ser viabilizado através de convênios”, explica, ao revelar que vislumbra a atuação da universidades neste processo. “Podemos estabelecer convênio com a Urcamp, por exemplo, para aproveitar estagiários da Veterinária, do Direito, Enfermagem, Arquitetura. Por um lado, os universitários ganham a experiência, na prática; por outro, o município ajuda a resolver problemas da população pobre”, relaciona.


Modelo para educação
O programa projetado pelo pedetista, para a Educação, tem foco direcionado à valorização dos professores. “Meu sonho é manter um colégio municipal com o mesmo padrão do Bradesco. Seria o ideal, com merenda de ponta, uniforme de ponta, professor bem pago, em uma escola de tempo integral e bem estruturada. Não adianta investir em escola cívico-militar se ela for ideológica. Precisamos de uma escola que valorize a cultura, o esporte, que ensine línguas estrangeiras. Se todos os profissionais passam pela mão do professor, então temos que incentivar o professor”, reforça.


Saúde
A proposta de Nasser para a Saúde preconiza o aprimoramento da rede básica. “Vivemos em um país em que o pobre ainda morre, porque tem que esperar 30 ou 40 dias por atendimento. O SUS deu um exemplo a nível mundial. É um dos melhores modelos do mundo. Mas podemos avançar mais. Existe uma dificuldade nas especialidades. Então, precisamos contratar médicos. Defendo uma política de gestão para agilizar consultas e exames”, enfatiza.


Escritório em Brasília
A abertura de um escritório em Brasília, definido por Nasser como 'embaixada de Bagé', é vista como uma estratégia para garantir recursos. “O governo federal é muito dinâmico com relação a verbas. Um gabinete na capital, com especialistas sempre atualizando o município sobre o que pode ser acessado, em termos de valores, tornaria mais eficiente a captação de recursos. Não podemos admitir perder verbas por falta de documento ou projeto”, justifica.
A embaixada teria, inclusive, um papel central na proposta de solução para a oferta de água, defendida pelo pedetista. “O escritório cumpre essa função, de atuar na liberação de recurso, o que tem relação com a barragem. Mas é importante entender que o problema da água é antigo e não existe milagre. Eu acredito que o município precisa fazer um comitê de apoio, com a participação do Ministério Público, para viabilizar este projeto”, salienta.


Revisão do tombamento

Nasser também tem uma proposta definida sobre o patrimônio histórico, propondo uma revisão do processo de tombamento do centro histórico. “Temos que rediscutir com o Compreb e com o Iphae, fazendo uma conversa sadia, com respeito, para flexibilizar a situação dos prédios tombados. Conheço empresários que abandonaram Bagé porque não conseguiram viabilizar investimentos. Ninguém enfrenta esta demanda”, critica.
O pré-candidato afirma que não pretende estabelecer um conflito. “Não queremos uma guerra, mas sim um diálogo. O novo prefeito precisa fazer uma discussão ampla para reavaliar a questão do tombamento. São muitos imóveis. Acho que tem que tombar o patrimônio. Eu tombei quando fui vereador, mas não desta forma. Acho, particularmente, que exageram na dosagem. Não se trata de derrubar prédio antigo, mas de garantir o futuro. Infelizmente, o poder público se omite”, lamenta.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br