MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé tem os melhores indicadores do Estado no combate à Covid-19

Publicada em 29/08/2020
Bagé tem os melhores indicadores do Estado no combate à Covid-19 | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Município já aplicou cerca de seis mil testes

Testagem, monitoramento e isolamento são as principais ações realizadas para o combate à Covid-19 em Bagé, o que fez com que o município, assim como a região, ficasse com a melhor média entre outras com 100 mil habitantes no Estado. Conforme dados da Secretaria estadual Saúde, a Rainha da Fronteira ficou com a média oito em relação a óbitos e número de casos positivos.

De acordo com o secretário de Saúde e Atenção a Pessoa com Deficiência, Geraldo Leal Gomes, até quinta-feira, foram coletados cerca de seis mil testes, abrangendo em torno de 5% da população. Ele relata que este número está acima da média estadual. Dos 882 casos confirmados na região, a incidência por 100 mil habitantes é de 468,3 e 15 óbitos.

A cidade, conforme Gomes, tem um estoque de cerca de cinco mil testes rápidos, que foram adquiridos há poucos dias, e 400 serão utilizados em pesquisa da Universidade Federal do Pampa, que irá iniciar neste sábado. Os demais seguirão sendo utilizados de forma aleatória e por amostragem em empresas. Os testes rápidos não são realizados nos postos de saúde, hospitais e nem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O secretário salienta que a UPA é a referência para as pessoas com sintomas. Ao chegar no local, com algum sintoma, o cidadão passa por uma triagem, o médico faz uma avaliação e, se achar necessário, realiza a coleta. "A partir disso, a pessoa já fica em isolamento, até chegar o resultado do exame e, nesse período, o paciente é monitorado pelas enfermeiras da Secretária de Saúde. Se der o caso de positivo, o monitoramento segue", comenta.

Gomes enfatiza que o município não tem ingerência sobre os testes realizados diretamente em laboratórios particulares. O secretário informa que a pessoa faz o teste e o laboratório somente informa os positivos ou negativos. "Não temos acesso aos perfis dos contaminados", disse.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br