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Comércio projeta retração de vendas para o Dia das Crianças

Publicada em 10/10/2020
Comércio projeta retração de vendas para o Dia das Crianças | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Apesar de registrar movimentação em busca dos presentes, setor não prevê superação de vendas de 2019

Mesmo com a mobilização dos lojistas e o decreto autorizando a abertura do comércio nos dois domingos que antecedem a data, a perspectiva da Fecomércio para as vendas de Dia das Crianças não é muito otimista.
Segundo um levantamento realizado pela Federação, a data, um dos destaques comerciais do ano, junto ao Natal e Dia das Mães, deve gerar um movimento menor de vendas no varejo em comparação ao ano passado, muito em consequência da crise ocasionada pela pandemia. A previsão é de que haja retração no volume de vendas e valores gastos por presente.
Presidente do Sindicato dos Dirigentes Lojistas de Bagé (Sindilojas), Nerildo Garcia Lacerda aponta o cenário deve se apresentar menos otimista que no ano anterior, em que houve incremento de quase 17 % nas vendas em relação a 2018. "Neste ano não sabemos se vai ter um aumento tão expressivo assim. Mas como o país está mudando, com aumento na demanda, temos a expectativa de que vá haver aumento nas vendas, de qualquer forma", comenta.
Um dos indicadores para o momento mais pessimista é a queda no valor do ticket médio dos consumidores, que não passará de R$ 150 neste ano, diferente dos anos anteriores, em que o aumento gradual da média era observado. Ainda assim, Lacerda acredita que já é o suficiente para aquecer as vendas. "Em Bagé, temos 120 mil habitantes. Se 30 mil pessoas comprarem, já dá um incremento muito grande para o nosso comércio", destaca.
Gerente de uma empresa do segmento de brinquedos e artigos infantis, Rita Oliveira conta que o setor de brinquedos sofreu forte impacto com a pandemia, devido ao fechamento e perdas nas fábricas, com redução de quadro de pessoal e escassez de matéria-prima. E isso já aponta um cenário não tão positivo quanto nos últimos anos. "A princípio, com a pandemia, acreditamos que chegar aos números alcançados em 2019 já será lucro", conta.
A loja manteve o posicionamento habitual para a data, com variedade de produtos e promoções com valores ainda mais atrativos para os clientes em busca de um presente para garantir a felicidade dos pequenos, e tem recebido bom retorno. "Esta semana foi um pouco mais agitada e hoje (sexta) teve um movimento mais intenso. Cresceu o pedido por delivery, que a gente até não esperava tanto, mas foi bem expressivo. Então a movimentação está bem melhor do que achamos que estaria", destaca.

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