MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Cemitérios preparam protocolos para celebrações de Dia de Finados durante a pandemia

Publicada em 20/10/2020
Cemitérios preparam protocolos para celebrações de Dia de Finados durante a pandemia | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Necrópoles já iniciaram manutenção para receber visitantes no feriado

Um dos feriados que mais movimenta a população é o Dia de Finados, quando as pessoas se reúnem nos cemitérios para relembrar familiares e amigos já falecidos. Com a proximidade da data, as necrópoles já iniciaram os preparativos para receber a demanda, que, neste ano, deve ser diferenciada em função da pandemia de covid-19.
No cemitério da Santa Casa de Caridade, por exemplo, o maior da região, o horário de abertura será estendido no dia 2 e as tradicionais missas celebradas em memória dos finados foram canceladas, já que a capela é um espaço considerado pequeno, que costuma lotar durante as cerimônias.
O administrador do local, Everton Vidart, explica que, para diminuir o fluxo de acesso e diminuir a possibilidade de aglomerações, os dois portões de acesso ao cemitério estarão abertos durante o feriado. Além disso, o horário no dia 2 será diferenciado, das 8h às 19h, sem fechar ao meio-dia. Já o sábado e domingo que antecedem a data manterão o horário normal, das 8h às 17h30min.
"Estamos solicitando à população que não deixem para vir só no dia 2. Como é um feriadão, dá para aproveitar o sábado e domingo para fazer a visita ao cemitério, para evitar um fluxo alto de pessoas no Dia de Finados", explica.
Gerente do cemitério José de Arimatéia, Luiz Mar Dias Amaral, assim como Vidart, enfatiza a importância das pessoas utilizarem os dias do final de semana para relembrar os entes queridos. Mas diferente do cemitério da Santa Casa, a necrópole ainda não tem uma definição sobre a realização de cerimônias religiosas na data. "O padre ia solicitar ao bispo autorização para celebrar apenas uma missa campal, ao ar livre", relata.
Nos cemitérios sob responsabilidade da Prefeitura de Bagé, Azevedos e São Martin, já é possível verificar os preparativos para a data. Secretário de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), João Pedro Finger aponta que na necrópole situada no bairro Passo das Pedras, por exemplo, o reforço na manutenção do espaço iniciou na semana passada, com limpeza do local, corte de grama e melhoramento das vias de acesso. Já no outro cemitério, a previsão é de que as atividades iniciem na próxima semana.
Como são dois locais com grande movimentação popular na data, Finger afirma, também, que aguarda bom senso dos bajeenses para evitar as visitas em horários em que há maior movimentação para evitar tumultos, com uso obrigatórios dos equipamentos de proteção individual.
De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Gomes, a fiscalização do cumprimento dos protocolos de segurança deve ser reforçada com agentes de endemias do controle da dengue da Vigilância Sanitária. "Eles já vêm fazendo essa orientação de distanciamento, em paralelo. Então no dia estarão orientando sobre os protocolos, simultaneamente com o trabalho de combate a dengue. Mas o foco será a dengue", comenta.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br