MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Obras da barragem Taquarembó serão retomadas em Dom Pedrito

Em 03/04/2024 às 16:05h

por Redação JM

Obras da barragem Taquarembó serão retomadas em Dom Pedrito | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Prefeito acompanhou ato de assinatura do contrato no Palácio Piratini / Foto: Divulgação

O governo do Estado assinou, nesta quarta-feira, 3, o contrato para a retomada das obras da barragem do Arroio Taquarembó. Demanda antiga de Dom Pedrito, a finalização da construção da barragem é fundamental pois traz benefícios como irrigação para culturas como pecuária, agricultura, fruticultura, piscicultura e aquicultura, abastecimento para a população, geração de empregos e estímulo ao turismo e ao lazer — não só para o município, mas para toda a região da Campanha. O prazo para conclusão da Taquarembó é de 21 meses a partir da retomada dos trabalhos.

Para o prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto de Freire Gonçalves, a retomada das obras da Taquarembó é uma vitória. “O governador Eduardo Leite assumiu um compromisso comigo e com Dom Pedrito, lá em 2022, antes de se reeleger. Pedi a ele celeridade e atenção a essa obra, que é fundamental para o desenvolvimento e para a infraestrutura da nossa região. Para que possamos ter, num futuro próximo, a RS-630 asfaltada, diversificação na produção, com geração de mais emprego e renda para a população. E hoje estamos aqui, assinando o contrato para a execução das obras da barragem. É um dia muito significativo e feliz para Dom Pedrito e para a região”, afirmou o prefeito, que acompanhou o ato de assinatura no Palácio Piratini ao lado do vice-prefeito Diego Cruz (Guiga) e da secretária de Planejamento, Luciane Moura.

As obras da barragem Taquarembó iniciaram em 2009 mas, com 60% dos trabalhos concluídos, foram paralisadas em 2017, em razão de problemas de contrato com a empresa executora. Em setembro de 2023, foi publicado um novo edital para a retomada das obras e a empresa Sultepa Construção e Comércio Ltda, em consórcio com a Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente, foi a vencedora da licitação para executar os serviços remanescentes da barragem. A Sultepa também é a executora da barragem do Jaguari, entre São Gabriel e Lavras do Sul.

Construída em concreto, com barramento de 350 metros de comprimento por 34 metros de altura, a barragem tem capacidade de armazenamento de 116 milhões de metros cúbicos de água em um lago de 1,7 mil hectares — o suficiente para irrigar 50 mil hectares.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br