MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Exame toxicológico para prefeito e vereadores retorna à pauta

Em 04/04/2024 às 21:25h

por Redação JM

Exame toxicológico para prefeito e vereadores retorna à pauta | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Câmara ainda não tem prazo para votação da proposta / Foto: ArquivoJM

Uma proposta de emenda à Lei Orgânica do Município, apresentada pelo prefeito Divaldo Lara, pode estabelecer a obrigatoriedade de exames toxicológicos para chefe do Executivo, vice-prefeito, secretários e vereadores de Bagé. A mesma proposição pode garantir a manutenção da Casa de Hospedagem em Porto Alegre.

Se a proposição for aprovada, representantes do Executivo e do Legislativo deverão apresentar, anualmente, exame toxicológico para aferir o consumo de substâncias psicoativas, com janela de detecção mínima de 90 dias. O descumprimento será enquadrado como crime de responsabilidade, sob pena de cassação.

Na justificativa apresentada à Câmara, o prefeito de Bagé argumenta que a intenção é ‘garantir maior transparência e zelo pelos mandatos dos representantes do poder executivo e legislativo de Bagé’. A Câmara deve avaliar, inicialmente, a constitucionalidade da medida.

A apresentação de exames toxicológicos motiva debates desde o ano passado, na sessão de abertura do ano legislativo, quando o prefeito adiantou a intenção de apresentar um projeto de lei para estabelecer a obrigatoriedade.

A Lei Orgânica, que pode ser modificada através da proposta, é considerada a lei mais importante do município, porque estabelece normas básicas gerais para facilitar o funcionamento da administração e dos poderes municipais. As alterações obedecem a uma tramitação específica, com votações em dois turnos.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br