MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Bagé pode receber título de Capital Nacional da Raça Angus

Em 09/04/2024 às 07:44h

por Redação JM

Bagé pode receber título de Capital Nacional da Raça Angus | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Proponente da iniciativa, Hamm destaca pioneirismo bajeense / Foto: Divulgação

Por proposição do deputado federal Afonso Hamm, do Progressistas, Bagé pode receber o título de Capital Nacional da Raça Angus. A proposta, que tramita na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, recebeu parecer favorável do deputado Alceu Moreira, do MDB gaúcho.

Moreira observa que ‘a escolha de Bagé não é aleatória, mas fundamentada em sua rica história e contribuição significativa para a pecuária de qualidade no Brasil’. “Ao longo dos anos, o município não apenas manteve sua liderança na produção de gado de alta qualidade, mas também desempenhou um papel crucial na difusão da genética Angus pelo território nacional”, pontua.

O colegiado pode aprovar ou rejeitar o parecer do parlamentar. Se a posição favorável à matéria for aprovada, o texto avança para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, em análise que encerra a tramitação.

Os animais da raça Aberdeen Angus são originários da Escócia, resultante do cruzamento de uma linhagem de bovinos mochos do condado de Aberdeen com outra, do condado de Angus, em 1862. Desde então, a genética Angus ganhou espaço em diversas partes do mundo, como Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos.

Hamm argumenta que, no Brasil, o primeiro registro da raça foi realizado em 1º de setembro de 1906, pelo criador bajeense Leonardo Collares Sobrinho. “A importância econômica e cultural da raça para Bagé é tamanha que o primeiro hotel temático da raça Angus no Brasil (idealizado pelo empresário e criador Luís Fernando Dallé) será inaugurado na cidade”, destaca o progressista.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br