MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Não se trata de loucura ou de burrice, e sim de divergência

por Dilce Helena Alves Aguzzi

Em 05/12/2020 às 00:16h
Viviane Becker

por Viviane Becker

Não se trata de loucura ou de burrice, e sim de divergência | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ilustração: de Stilke Hermann Anton (A morte de Joana d’Arc)

Dilce Helena Alvez Aguzzi


Quanta resistência em absorver ou aceitar a diferença de escolhas, opiniões, decisões e atitudes temos visto nos últimos tempos! As pessoas sempre gostaram de emitir julgamentos e opiniões, entretanto, a variedade de meios de expressão cresceu muito, todo mundo tem um enorme espaço para demonstrar seus pensamentos, sejam fruto de grande, médio ou pouco aprofundamento e isso tem gerado divergências e atritos.

Está posto e bem nítido para que todos vejam o fenômeno de demonização do que é diferente, tão claro que me remete à Idade Média. Uma verdadeira obsessão por desprezar, ridicularizar e depreciar moral e intelectualmente quem não concorda, ou mostra postura divergente.

O irônico disso tudo é que, muitas vezes, tal atitude surge em nome da luta contra preconceitos, ou em favor de inclusão e uma sociedade mais igualitária. Incrível como podemos ser contraditórios. A postura de tornar menos o que apenas é contrário pode ser observada em opiniões coroadas com a frase “não merece meu respeito” que se lê e ouve com bastante frequência. É dispositivo defensivo que denuncia imaturidade ou pouco autoconhecimento, pois quando não nos reconhecemos projetamos em algumas pessoas tudo de feio que possuímos, mas que ainda não temos condições de admitir e elaborar. Sendo assim, nada ruim ou desprezível existiria em mim, só nos meus oponentes. Dividindo o mundo em duas porções, eles os maus e nós os bons, igualzinho aqueles filmes bobinhos de bang bang de antigamente, maniqueísmo puro, os bons contra os maus... É no mínimo simplório. 

Ora, respeito não é prêmio que eu possa oferecer como recompensa a quem eu (limitadamente) julgue merecer por ter uma visão identificada com a minha. Respeito é obrigação de todos para com todos, respeito é essencial e um conceito que pode ser mais desenvolvido, discutido e incansavelmente perseguido.

É muito fácil travestir de respeito o que na verdade é condescendência disfarçada de proteção em relação a quem se julga minoria inferior por algum aspecto qualquer. Difícil mesmo é respeitar quem irrita, nos contraria em ousar existir em negação a tudo o que admiramos.

Difícil é continuar respeitando quem tem posicionamentos diametralmente opostos aos nossos, quem faz escolhas que desaprovamos ou quem toma atitudes e decisões as quais não conseguimos ter empatia ou a mínima compreensão, o que é reação muito humana, pois a empatia é um estado ideal a se perseguir. Empatia plena e total é impossível, assim como a luta contra o preconceito jamais termina, quando derrubamos um, percebemos que existe outro a ser combatido.

Sejamos mais corajosos que Narciso, que conforme Caetano acha feio o que não é espelho, honrando quem é diferente com nosso debate mais caprichado ou nosso mais estrondoso silêncio. Essas duas formas elevam o nível do respeito e da convivência das forças opostas que coabitam qualquer ambiente e que devem levar a evolução por sua interação incessante e nunca a destruição mútua. Esse é o imperativo do homo sapiens.
 
 

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br