MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

2020 foi mesmo um ano atípico!

Lia Maria Herzer Quintana | Reitora da Urcamp e presidente da Fundação Attila Taborda (FAT)

Em 24/12/2020 às 01:30h

por Redação JM

2020 foi mesmo um ano atípico! | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Chrystian Ribeiro/Ascom

...Diferente de tudo o que estávamos acostumados ou conhecíamos até então. 

Foi preciso, aos poucos, nos adaptar, buscar o novo em meio a tanta turbulência e incertezas.

Mas chegamos aqui, ao final de mais uma etapa. E podemos nos orgulhar do que alcançamos, porque não foi tarefa fácil, mas atingimos resultados sólidos.

Nunca a palavra REINVENTAR-SE esteve tão em voga. Na Urcamp e nossas mantidas, foi preciso arrumar novas formas e formatos para seguirmos em frente com nossa missão, fortalecida por mais de 60 anos de atuação intensa e ininterrupta na Campanha e Fronteira Oeste do Estado, reforçando sempre o nosso compromisso e forte caráter comunitário.

Foi preciso readequar nossos processos internos. Passamos a trabalhar de casa com nossa rede de colaboradores e professores, para continuarmos atendendo com excelência o nosso público, os nossos alunos, a ampla comunidade acadêmica e escolar, com foco principal na proteção e segurança de todos, em meio a uma pandemia mundial.

Nossos esforços foram redobrados, pois precisamos investir em novas tecnologias. Estendemos nossa rede de internet, adquirimos programas e softwares, laboratórios virtuais, que possibilitaram aulas dinâmicas, interativas, onde o professor permaneceu em tempo integral de aula, ali presente, para ensinar, atender, explicar e tirar dúvidas.

Nesse novo contexto, realizamos cerca de 200 lives e videoaulas, com palestrantes dos quatro cantos do Brasil e do mundo e isso nos possibilitou experiências muito ricas e inovadoras. Dessa forma, nossos alunos puderam expandir conhecimentos, com a troca de aprendizado e as vivências de profissionais de renome, nas mais diversas áreas da educação. Isso nos engrandeceu, alimentou nosso espírito e nos fez evoluir.

Tivemos dificuldades, sim, porém, o caminho que percorremos foi previamente pavimentado. Isso porque, há cerca de dois anos, a Urcamp já vinha preparando e capacitando o seu quadro de docentes para novos formatos de ensino, com aulas híbridas e virtualizadas. Esse planejamento alinhou o caminho a seguir e hoje, podemos dizer que o concluímos com êxito, graças ao esforço coletivo das nossas equipes técnicas, coordenadores de cursos, professores, funcionários dos mais diversos setores, em diferentes áreas, cada qual com suas expertises.

Aliado a este contexto, tivemos o apoio irrestrito dos nossos alunos, pais e responsáveis, que não mediram esforços para acompanhar as aulas e as novas dinâmicas que passamos a oferecer.

Além do ensino, a FAT/Urcamp conseguiu dar continuidade a serviços comunitários essenciais, que vale aqui um breve relato:

Ainda na Educação, realizamos em 2020 cerca de 400 Projetos Integradores, onde nossos alunos, através da Graduação i, pesquisaram, planejaram e projetaram soluções para empresas, clubes de serviços, entidades de toda a região, nos nossos cinco Campi. Além do impacto comunitário, os acadêmicos, ao atuar em projetos reais, fortaleceram o aprendizado e adquiriram experiências.

Na área da Saúde, realizamos mais de 24 mil atendimentos no nosso Hospital Universitário e cerca de 25 mil exames. Não fechamos as portas para a pandemia, ao contrário, além de nossos leitos disponíveis e operando ativamente dentro do HU, cedemos nosso Ginásio Corujão, em Bagé, para a montagem de um Hospital da Campanha para quem viesse a precisar na região.

Na Cultura, mantivemos ativo o nosso Museu Dom Diogo de Souza, um dos mais completos do Rio Grande do Sul, onde preservamos história e a identidade da região. Foram 350 visitações presenciais no mês de março, outras 14 exposições virtuais gratuitas e 16 Projetos Integradores.

No Núcleo de Prática Jurídica, coordenado pelo curso de Direito com o auxílio de professores, movimentamos, através da Assessoria Jurídica, em 2020, mais de 300 processos cíveis e criminais, totalmente gratuitos, direcionados a famílias que não teriam como custear um advogado.

A Casa da Menina de Bagé, também mantida por nós, permaneceu aberta, onde atendemos 133 meninas de zero a 18 anos, com assistência integral de um lar.

Realmente, não foi um ano fácil, mas nós aprendemos, reaprendemos, nos esforçamos e jamais perdemos o foco, assim como fortalecemos em nós o sentimento de esperança para que os percalços vividos nestes últimos meses sejam superados logo ali na frente.

Quero aqui manifestar o meu profundo agradecimento a todos vocês que integram a Família Urcamp. Pelo empenho, comprometimento, dedicação, espírito colaborativo de todos. Podem ter certeza de que nos tornamos ainda mais fortes, unidos e robustos, com tudo isso!

Reforçamos também, neste espaço, o pedido para que toda a nossa comunidade acadêmica e escolar e comunidades da nossa região, permaneçam com total atenção aos protocolos de segurança e proteção, pois, enquanto não tivermos a efetivação de uma vacina em massa, precisaremos continuar nos cuidando, uns dos outros, como o fizemos até aqui. A FAT/Urcamp preza pela vida!

Desejo um Natal fraterno, com o sentido de reflexão que encontramos no legado deixado por Cristo. O de comunhão e amor. E que 2021 nos traga mais aprendizado, esperança e união! Porque 2020, nós vencemos!

 

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br