MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Brasil

IBGE suspende provas de concurso para realização do Censo 2021

Em 06/04/2021 às 16:20h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

IBGE suspende provas de concurso para realização do Censo 2021 | Brasil | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Tiago Rolim de Moura

A aplicação do Censo Demográfico poderá sofrer novo atraso. Projetado para ser aplicado de dez em dez anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o processo de levantamento de dados da população brasileira deveria ter ocorrido em 2020, mas foi transferido para este ano em função da pandemia. Agora, com a redução de recursos destinados à aplicação do Censo, os processos seletivos para contratação de profissionais foram suspensos.

Conforme informado pela coordenadora de área do IBGE Bagé, Laiane Castro Lopes, o Censo sofreu corte de 96% dos recursos destinados à sua realização, a partir de votação do Orçamento da União. Assim, o Instituto suspendeu a realização das provas dos Processos Seletivos Simplificados para contratação de agente censitário municipal, agente censitário supervisor e recenseador, que deveriam ocorrer nos dias 18 e 25 de abril.

O IBGE, junto à banca examinadora – neste caso a Cebraspe – irá avaliar um novo planejamento para aplicação das provas, a partir do posicionamento do Ministério da Economia sobre os recursos para realização do Censo.

Desta forma, Laiane explica que o processo seletivo está temporariamente suspenso até que haja definição por parte do Ministério da Economia sobre a questão orçamentária. Se o concurso não ocorrer, o IBGE tomará as devidas providências para devolver o valor da taxa de inscrição aos candidatos, a exemplo do que já fez no ano passado, por conta do adiamento causado pela pandemia.

O Cebraspe não enviará e-mail ou outra forma adicional de mensagem para os candidatos. O comunicado sobre a suspensão foi realizado nas páginas dos eventos, por onde os candidatos devem acompanhar novas informações, além do site do Cebraspe e canais oficiais do IBGE.

Vale lembrar que o processo seletivo simplificado previa 150 vagas para a região, sendo 126 delas para Bagé.

Galeria de Imagens
Leia também em Brasil
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br