MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Guia orienta sobre agregação de valor à produção agropecuária gaúcha

Em 04/05/2021 às 06:16h

por Redação JM

Agregar valor a produtos agropecuários por meio da inovação e do conhecimento é uma estratégia para conquistar mercados cada vez mais exigentes e também para propiciar maior rentabilidade para o produtor. Nesse sentido, o governo do Rio Grande do Sul mantém o programa Produtos Premium, que, no último dia 28, lançou uma nova edição do Guia para Produção de Produtos Premium.

Desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) do Rio Grande do Sul, o Programa Produtos Premium tem como objetivo promover a inovação nas cadeias produtivas tradicionais do estado, como a agroindustrial, agregando valor aos produtos, por meio da aproximação entre produtores e desenvolvedores de soluções tecnológicas e fontes de inovação. A publicação deste guia busca fornecer insumos para orientar e sensibilizar produtores, empresários, associações, cooperativas, institutos de política, de fomento da ciência e tecnologia e demais interessados do setor sobre a importância da agregação de valor aos produtos. 

De acordo com o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, a carne produzida no Rio Grande do Sul já possui atributos de diferenciação, seja pelos sistemas de produção empregados, as raças utilizadas e o ambiente natural da região. Para Cardoso, a formação dessa rede de inovação é mais um passo importante para o processo de agregação de valor à produção pecuária no estado. “A Embrapa trabalha para que tenhamos, cada vez mais, uma produção de alimentos saudáveis, em sistemas sustentáveis, procurando fazer com que o consumidor se sinta seguro e disposto a pagar mais por esses atributos da carne produzida aqui”.

Já o pesquisador Danilo Santana, que participou da elaboração do guia, ressalta que o Programa Premium, ao aproximar os diferentes elos da cadeia, é mais uma oportunidade para organizar e qualificar a produção pecuária na região. Segundo ele, já temos exemplos de sucesso, como as iniciativas da  Indicação de Procedência (IP) da Carne do “Pampa Gaúcho da Campanha Meridional” e Marca Coletiva (MC) “APROPAMPA” para carnes bovinas e derivados, coordenadas pela Associação dos Produtores do Pampa Gaúcho (APROPAMPA) e a Associação dos Produtores dos Campos de Cima da Serra (APROCCIMA), criada para organizar cadeias produtivas, integrando sistemas agrícolas e pecuários com recursos florestais e turísticos, valorizando arranjos produtivos regionalizados na região dos Campos de Cima da Serra. “A nossa pecuária tem um potencial enorme de conquistar mercados, se apostar na qualidade da carne e em sistemas sustentáveis de produção, oportunidades grandes para agregar valor à produção, principalmente com a adoção de tecnologia e de inovação”.

O guia apresenta quais as cadeias que estão contempladas, as linhas de financiamento disponíveis para inovação, tendências de mercado e informações sobre exportação, além de outros assuntos. O programa Produtos Premium conta com a parceria da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedetur), da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Semai), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br