MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

A pioneira Rádio Cultura completa 75 anos neste domingo

Em 04/07/2021 às 08:02h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

A pioneira Rádio Cultura completa 75 anos neste domingo | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Instalações voltaram ao prédio original, após reforma | Foto: Reprodução /JM

A primeira emissora e a única rádio AM a operar em Bagé completa 75 anos neste domingo, 4 de julho. Após dois anos em novo endereço, a emissora voltou à casa antiga situada na Avenida Sete de Setembro, nº 672. A rádio comandada pelo advogado Claudiram Nunes prioriza o jornalismo, esporte e interação com o público. Conforme o proprietário, o prédio foi restaurado e voltou a ser utilizado pela equipe com entusiasmo, já que o local foi utilizado por mais de 68 anos.

A Rádio Cultura foi primeira emissora de rádio a ser instalada em Bagé, pertencente à Sociedade Difusora Rádio Cultura Ltda. Inaugurada no dia 4 de julho de 1946, contou com o entusiasmo dos bajeenses em uma grande festa popular para saudar este fato marcante. Athualpa Dias, diretor das emissoras reunidas da fronteira, representou a direção geral, sediada em Pelotas. Heraldo Duarte foi o primeiro diretor da emissora, sucedido por Dirceu Mendes, Alberico Duarte, Carlos Lopes Peres, Aníbal Alves, Vacionir da Silva Lopes.

A emissora foi a precursora com programas como o "Teatro em Família", "Jornal falado G4", "QG do Gaúcho, Casa Ramos", "Corrente da Solidariedade", "O céu e o chão da Querência", "Bagé em desfile", entre outros. A rádio ficou por 22 anos no comando do empresário Odilo Dal Molin e sob a gerência de Vacionir Lopes, por quase 40 anos.

Conforme Nunes, a estrutura conta com um espaço mais amplo no estúdio e também com equipamentos novos, como mesa digital. Nunes salienta também que, desde que assumiu, houveram mudanças na programação, diminuindo os programas gaúchos, que hoje são apresentados nos sábados e domingos. Desde que assumiu a emissora, vários programas entraram na grade de programação, que inicia com o Alvorada Gaúcha, apresentado por Geraldo Saliba, das 5hmin às 7h30min; passando pelo Jornal da Cultura, Visão Geral, com Edgar Muza e equipe; Sala de Redação - Rádio Gaúcha, além das noticias de hora em hora.

Mudanças

Conforme Nunes, que iniciou em rádio em 1957, seu ciclo radiofônico está finalizando. Ele pretende mudar de cidade, mas garante que a emissora permanecerá em Amplitude Modulada (AM). “O som tem um alcance maior, chegando em boa parte do interior e já estão estudando, em Brasília, uma forma de manter as AMs” disse.

Na emissora, o proprietário teve vários programas e um deles contava histórias de vida através de cartas que recebia. “As pessoas pediam conselho e falavam de suas vidas através das cartas. Tinha muita audiência”, comenta.

Outro programa que está há 52 anos na grade de programação é o Visão Geral, apresentado por Muza. Ele completa 63 anos como radialista na ativa, em dezembro deste ano. Conforme Muza, a maioria das pessoas que passaram pelo início da emissora já não estão mais trabalhando ou morreram. “Em Bagé, na ativa, eu sou o mais antigo”, comenta.

Segundo o radialista, no início, as vozes que passaram pela emissora eram mais “pomposas”, e a forma de atuar dele sempre foi mais coloquial e simples para entendimento dos ouvintes. “Comecei como plantão esportivo no Jockey clube e iniciei como repórter, dizendo um monte de bobagens, o que digo até hoje”, brinca.

O início

No início, a rádio tinha 250 KW de potência e o prefixo é ZYG- 4 1460. A emissora opera com 1 Kwt. Faziam parte da equipe inaugural Pedro Karam Filho, com experiência na radiofonia de Pelotas e Porto Alegre, Ney Saraiva Jacintho, Martinho Saraiva, José Bacchieri Duarte, Waldir Castro, Oscar Santos e Adão Carrazoni, como locutores; Pedro Obino Jr, diretor técnico; Dimas Costa, Manuel Lopes de Moraes e João Borges, no Departamento Técnico; Boaventura Miele da Rosa, Léo Tavares de Llano, Albérico Duarte e Pery Pereira, no Departamento Comercial, e Mario N. Lopes, como comentarista e narrador esportivo

A programação inaugural incluiu o rádio teatro (o Teatro em Família, símbolo de uma época na vida de Bagé), Jornal Falado, Comentários, Luar do Sertão e, A Hora do Pensamento Social e Religioso, que permanece no ar desde a inauguração e que, por 44 anos, foi apresentado pelo Frei Mario Segredo. Vai ao ar todos os dias, às 18 horas.

Outro programa religioso que começou no dia da inauguração da emissora foi Paróquia do Ar. Em 1998, trocou de nome, passando a chamar “Vigia e Hora”, apresentado até sua morte ( 2001) pelo Reverendo Antonio Guedes, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.

Corrente da Solidariedade, criado em 4 de julho de 1946, pelo seu Gerente e fundador da emissora, Heraldo Duarte, com transmissão de avisos para o interior do município. Cumpriu sua missão até meados de 1980.

Outro sustentáculo da grade de programação da Rádio Cultura foi o programa Dedicatórias, que era usado pelos ouvintes para homenagear os aniversariantes com oferecimento de música de suas preferências. Por determinado tempo, até o início da década de 60, foi um dos mais ouvidos em Bagé.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br