MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Distribuição de centelha da Chama Crioula marca abertura da Semana Farroupilha

Em 14/09/2021 às 14:15h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Distribuição de centelha da Chama Crioula marca abertura da Semana Farroupilha | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Audrin Quadros/Especial JM

A Semana Farroupilha foi aberta oficialmente, no Galpão de Eventos do Parque do Gaúcho, em Bagé. Cerca de 30 entidades tradicionalistas foram até o local receber a centelha da Chama Crioula. O evento foi realizado pelo gabinete do vice-prefeito, com apoio da Coordenadoria de Tradição e Folclore.

A cerimônia contou com a participação do prefeito em exercício, Mário Mena Kalil; do secretário municipal de cultura e turismo, João Schardosim; e do coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Ruben Oliveira. Olga Paz, que encenou Anita Garibaldi durante a geração e distribuição da Chama Crioula regional, o coordenador municipal do desfile de cavalarianos dos Festejos Farroupilhas, Joaquim Moraes, e a prenda adulta da Semana Farroupilha, Karolaine Simões Candiota, representaram a comunidade tradicionalista de Bagé.

Os vereadores Faustina Campos e Ramão Bogado representaram o Legislativo. “Aqui se estabeleceu um marco, não só na semana passada, onde mais de 120 cavalarianos vieram buscar a centelha para 11 municípios da 18ª Região Tradicionalista, como hoje, quando as entidades recebem a centelha desta Chama que representa o povo gaúcho e o orgulho de ser gaúcho”, comentou o prefeito em exercício, Mário Mena Kalil, que atualmente também coordena o Parque do Gaúcho e a cidade cenográfica de Santa Fé.

O coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Ruben Oliveira, que também faz parte da Comissão dos Festejos Farroupilhas deste ano, salientou a alegria de participar da abertura da Semana Farroupilha em sua terra natal. E informou que a Sedac deve abrir edital de fomento à cultura popular, oportunidade que pode beneficiar as entidades tradicionalistas.

Durante seu pronunciamento, o secretário municipal de Cultura e Turismo, João Schardosim, salientou que o tradicionalismo de Bagé tem agora dois setores do Governo Municipal abertos às demandas da cultura gauchesca, o Gabinete do Vice-Prefeito e a Secretaria de Cultura e Turismo.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br