MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Cerca de três mil pessoas podem acessar o parque da Expofeira de Bagé

Em 12/10/2021 às 09:35h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Cerca de três mil pessoas podem acessar o parque da Expofeira de Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Parque abriu portões para programação presencial na segunda-feira / Foto: Tiago Rolim de Moura

A Associação e Sindicato Rural de Bagé deu início, nesta segunda-feira, 11, à 109ª edição da Expofeira, que acontece até 17 de outubro. Para o funcionamento de forma presencial, uma série de protocolos estão sendo cumpridos, inclusive para o acesso ao parque Visconde de Ribeiro Magalhães. Para manter a segurança sanitária dos participantes e visitantes, será permitida a entrada de até três mil pessoas. No ano passado, devido a pandemia do Covid-19, a edição foi realizada em formato virtual.

De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, a Secretaria Municipal de Saúde e Atenção a Pessoa com Deficiência está com um estande no local onde realiza aferição de temperatura e pressão arterial, disponibiliza testes rápidos e vacinas para os participantes. “Disponibilizamos 150 testes rápidos para o pessoal que está trabalhando na feira”, disse.

Para a entrada no parque, será exigido dos visitantes a apresentação de carteira de vacinação comprovando, no mínimo, a aplicação da primeira dose do imunizante.

Ainda segundo Gomes, este é o segundo evento em Bagé realizado com shows ao vivo. O primeiro foi na Semana Farroupilha, no Parque do Gaúcho. Ele comenta que, no local de apresentação, que funciona junto a praça de alimentação, foram distribuídas arquibancadas, mesas e cadeiras, e os participantes devem permanecer sentados. A capacidade liberada é de cerca de 800 pessoas.

Apoio tecnológico
Este ano, a Associação e Sindicato Rural conta com apoio da tecnologia para o acesso ao parque. A empresa Observador, mesma que realizou o trabalho na Expointer, em Esteio, instalou quatro câmeras na portaria e estacionamento, que são responsáveis pela aferição de temperatura, reconhecimento facial, leitura de placas e contagem de pessoas que acessam o evento.

Conforme o responsável pela empresa, Alex Torres Alves, o sistema de reconhecimento facial, leitura de placas e contagem de pessoas já é utilizado desde 2013 e em função da pandemia foi adquirido o equipamento de verificação de temperatura. Ainda segundo Alves, este tipo de sistema, além de gerar relatórios internos, não expõe agentes que trabalham nos locais, diminuindo o contato com as pessoas.

O banco de dados para o reconhecimento facial é da própria empresa, mas poderia ser ligado ao Estado, caso necessário. Ele comenta ainda que o parque é todo monitorado com câmeras de segurança. “A nossa empresa está inovando com tecnologia de ponta e da segurança para o desenvolvimento dos projetos”, disse.

Programação
A programação de shows iniciou com o músico nativista Lisandro Amaral. Nesta terça-feira, 12 de outubro, a programação especial do feriado é voltada às crianças, com shows infantis.

A programação de palestras e competição inicia na quarta, 13, com a entrada das aves e palestra técnica às 19h, sobre “Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos do RS”, ministrada por Flávio Varone – Meteorologista e pesquisador da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, com atuação na área de tempo e clima e aplicação na agropecuária.

Na mesma noite acontece a palestra “Era digital financeira, unindo tradição e inovação”, com Leandro Nascimento, head comercial, entusiasta blockchain, responsável pela estratégia de negócios de renda variável no segmento de Ativos Digitais, na Exchange GBX BRASIL, graduado em Arquitetura, especialista em Gestão de Pessoas.

Na quinta-feira acontece o julgamento de aves, além da chegada de animais Hereford/Angus/Braford, Cavalo Crioulo e Ovinos. Já às 19h, acontece a Confraria do Agronegócio e Posse da Diretoria da Rural Jovem, com a palestra “Mercado, formação do preço da soja e estratégias de comercialização”, com Franciele Linck, sócia-fundadora da Moeda da Terra – Corretagem de Grãos, broker, palestrante sobre comercialização de soja, com foco principal em formação do preço da soja e estratégias de comercialização. Graduada em Administração de Empresas pela UPF e possui MBA Executivo em Economia e Gestão do Agronegócio pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Às 20h iniciam as gineteadas, seguidas por show com Marcelo Oliveira.

Os julgamentos de Braford, Crioulos e Ovinos acontecem na sexta, além de palestra técnica, às 19h, sobre “Pecuária e Mudanças Climáticas”, ministrada por Teresa Cristina Moraes Genro, Cientista Animal com foco em sistemas de pastejo, principalmente na interação planta-animal. É membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Zootecnia, Ciência Rural, Ciência e Tecnologia da Alimentação Animal, Revista de Ciências Agroveterinárias e Acta Scientiarum. Atua em diversos projetos de pesquisa relacionados a sistemas de produção animal baseados em pastagem natural, modelagem de produção de pastagens e melhoramento de pastagens temperadas. Desde 2007, ela lidera um projeto focado na produção de gado de corte em sistemas de pastagens naturais ocorrentes no Sul do Brasil, Uruguai e Norte da Argentina em colaboração com instituições dos Estados Unidos, Uruguai, Argentina e Brasil. Ainda na sexta-feira, às 20h, acontecem as gineteadas e, logo em seguida, show com Leonel Gomez.

A programação do sábado, 16, conta com julgamento de Ovinos, Angus, Hereford, Crioulos e remate Evolução Angus. A programação do dia encerra com gineteada e show de André Teixeira. A 109ª edição da feira termina no domingo, 17, com julgamento Hereford, remate Hereford e Braford da Campanha e concurso de Assados, além das gineteadas, a partir das 20h, e o show de encerramento, com Jairo Lambari Fernandes.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 999719480

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br