Urcamp
Palestra sobre educação em contexto de mudança é tema no Congrega
por Redação JM
Por Ronise Garcia
Acadêmica de Jornalismo da Urcamp
Na noite de quarta-feira (27), o Congrega trouxe palestras com eixos temáticos voltados à educação. As apresentações deram início com professora Giana Diesel Sebastiany, especialista em Educação Especial, falando sobre o “conhecimento em contexto de mudança: o eu e o outro”.
A abordagem começou com uma breve comparação entre eras já vividas. Um exemplo mencionado por ela foi a forma de educar na era industrial e na era digital. Ela cita o método de ensino linear e como as escolas seguiam um “padrão” de conhecimento para com seus alunos. A comparação serve para contextualizar aquele que era um ensino formal e padronizante com o que se exige hoje, a formação de um cidadão consciente e capaz de multitarefas.
Assim como a era tecnológica trouxe grandes aberturas e possibilidades conhecimentos, a palestrante menciona o quanto pode ser estressante a experiência de acumular informações em tempos de redes sociais e internet. “Muitas vezes, perde-se o controle de um conteúdo mais seletivo. Esse excesso faz com que as pessoas se tornem mais ansiosas, trazendo mais incertezas diante de tantas referências”, explica.
A geração frenética de informações ao longo do tempo, associada ao acesso facilitado que veio com as mudanças, mostra uma ruptura da educação formal. Giana menciona que, além da competência, do saber fazer, é preciso ter alma, saber lidar com os fatos. Ela ainda traz essa ideia de que o outro é o planeta, o meio ambiente e pessoas. Fazendo com que traga-se para a reflexão: de como o “eu” tem administrado a convivência com o outro, ou também como vem-se tratando assuntos ecológicos.
A professora Clarisse Ismério, uma das mediadoras das palestras da noite, afirma que a educação e a ciência são os principais temas do Congrega. “É importante refletir e promover diálogos da educação com a produção cientifica, no dia a dia”, conclui.