MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

São Borja sediará etapa do fórum Para Onde Irão os Novilhos?

Em 10/11/2021 às 06:27h

por Redação JM

São Borja sediará etapa do fórum Para Onde Irão os Novilhos? | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Tiago Rolim de Moura

A cidade de São Borja vai sediar a 105ª etapa do Fórum Permanente do Agronegócio - Para Onde Irão os Novilhos?.  O evento, cuja programação compreende um Dia de Campo e um seminário, será realizado nos dias 18 e 19 de novembro. O evento é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) e Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).

O evento visa atingir produtores, técnicos e estudantes de ciências agrárias, no que tange a possibilidades e oportunidades da intensificação nos sistemas de recria e terminação, a partir do conhecimento gerado em centros de pesquisas e universidades; além de troca de experiências práticas com produtores, que servirão de exemplo aos demais.

"O que nos incentivou a iniciar esse projeto, no ano de 2016, foi a necessidade melhorar a taxa de desfrute no Estado, a partir da intensificação dos sistemas de recria e engorda, e consequente redução da idade de abate, produzindo assim carne de qualidade, adequada às demandas do mercado consumidor e agregando renda ao produtor", explica o médico veterinário Pedro Faraco, técnico da Formação Profissional Rural do Senar-RS.

Pedidos dos produtores
A ideia do fórum é levar aos produtores informações, técnicas e manejos que aumentem a  produtividade, reduzam a idade de abate e promovam melhoria da qualidade de carcaça para obtenção de um produto desejável pelo mercado consumido. Por isso, no Dia de Campo, programado para o dia 18, os participantes visitarão propriedades consideradas modelo na região.

"São propriedades que se destacam por seus sistemas produtivos e posicionamento no mercado, produzindo carne de qualidade e com valor agregado", valoriza Faraco, acrescentando que a atividade oportuniza aos participantes trocar ideias com os proprietários, que compartilharão informações sobre suas práticas e objetivos.

Na manhã seguinte, o evento segue no Pavilhão Senar, dentro do Parque de Exposições Serafim Dornelles Vargas. O local recebe as atividades do seminário, que contará com palestras de professores da UFRGS e da UFSM, pesquisadores e técnicos da Embrapa e do Senar-RS. Os temas - como suplementação, controle de carrapato, manejo de forrageiras - foram sugeridos pelos próprios produtores da região.

"É fundamental que produtor se aproprie desse conhecimento, aplique-o na prática e continue evoluindo em produtividade, aplicando tecnologias e manejos com o objetivo final de melhorar os índices produtivos, reduzir a idade de abate, melhorar a qualidade do produto final", finaliza Faraco.

Inscrições
eventos@senar-rs.com.br


PROGRAMAÇÃO

18/11
Dia de campo

10h30 - Fazenda Santa Cruz - Simone Gerhardt (BR-287, km 502, Nhu Porã, 1º Distrito - São Borja)

12h - Almoço

13h30 - Fazenda São João - João Luiz Barchet e Filhos (Nhu Porã, 1º Distrito - São Borja)

O almoço, sem custo ao participante, ocorrerá no restaurante do parque de exposições

19/11
Seminário

(Restaurante do Parque de Exposições Serafim Dornelles - Estrada para Garruchos, São Borja)

8h - Cadastramento

8h15min - Abertura oficial

8h30min - "Novilhos precoces: necessários e com qualidade" - Prof. José fernando Piva Lobato (Ph.D.), Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia da Ufrgs

10h - Intervalo

10h15min - "Pastagens para a recria e terminação de novilhos" - Dr. Danilo Sant&39;Anna, Embrapa Pecuária Sul

11h - "Uso de grãos e suplementos na recria intensiva de novilhos" - Prof. Dr. Ricardo Zambarda Vaz, Departamento de Zootecnia da Ufsm (campus Palmeira das Missões)

11h45min - Mesa redonda - Primeiro painel

12h20min - Almoço

14h - "Qualidade e preço do novilho e da carcaça" - Prof. Dr. Fabiano Nunes Vaz, Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural da Ufsm

14h45min - "Manejos auxiliares e de controle do carrapato: experiências práticas da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-RS" - Med. Vet. Iuri Pioly Marmitt (Me.), supervisor de campo da ATeG, Gestão Avançada Consultores Ltda

15h30min - Mesa redonda - Segundo painel

17h - Encerramento

O almoço, sem custo ao participante, ocorrerá no restaurante do parque de exposições
 

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br