MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Tempo favorável contribui para o avanço do plantio da soja

Em 13/11/2021 às 06:12h

por Redação JM

Tempo favorável contribui para o avanço do plantio da soja | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação/Emater

O tempo favorável tem contribuído para o avanço do plantio da soja no Estado, que alcança 29% da intenção de 6,32 milhões de hectares, estando em germinação e desenvolvimento vegetativo. De acordo com o Informativo Conjuntural produzido e divulgado quinta-feira (11) pela Gerência de Planejamento (GPL) da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), apesar das precipitações na regional de Bagé, a semeadura de soja avançou no período.

Em Dom Pedrito, maior área de cultivo da região (151 mil hectares), destaca a Emater, 21% das lavouras já foram semeadas. Na regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, a ocorrência de chuvas entre os dias 2 e 5 colaborou no aumento da área semeada, que já chega a 31%. Em algumas regiões em que as chuvas foram de menor volume ou em solos arenosos, a semeadura foi interrompida.

Em áreas com integração lavoura-pecuária também foram suspensas as atividades devido ao pisoteio dos animais. Naquelas com implantação precoce há bom estande de plantas e adequado desenvolvimento. Produtores aguardam a ocorrência de chuvas para boa germinação das áreas recentemente implantadas.

Milho e trigo

O plantio do milho chega a 82% da intenção de 835 mil hectares no Rio Grande do Sul. Do total semeado, 5% já está em enchimento de grãos, 18% em floração e 77% em germinação e desenvolvimento vegetativo. Na Campanha, o plantio avançou rapidamente nos últimos dias, sendo interrompido pela chuva. "Os bons volumes favoreceram o desenvolvimento nas lavouras já estabelecidas, especialmente naquelas onde foi aplicado fertilizante nitrogenado e realizado o controle de ervas daninhas", aponta a Emater.

Já a colheita do trigo chega a 70%, favorecida no período caracterizado pela presença de chuvas esparsas, em geral, com volumes reduzidos, temperaturas elevadas e predominância de sol intenso na maior parte dos dias no Estado. Outros 28% das lavouras ainda estão em maturação e 2% em enchimento de grãos.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, a colheita avançou significativamente. "As lavouras apresentam bom desenvolvimento. As implantadas em junho finalizam a fase de enchimento de grãos. Nas demais predomina o estádio de maturação. As chuvas registradas não devem causar prejuízos, com exceção naquelas aonde as pulverizações de fungicidas estão com período residual vencido. Triticultores foram orientados a pulverizar nas lavouras com presença de doenças, onde há necessidade de proteção das folhas até o final de novembro", detalha o levantamento.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br