MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Projeto de veto popular às mudanças no IPTU é protocolado

Em 09/12/2021 às 07:20h

por Redação JM

Projeto de veto popular às mudanças no IPTU é protocolado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Iniciativa reuniu cerca de 18 mil assinaturas | Foto: Tiago Rolim de Moura

O grupo que integra o movimento “Diga não ao aumento do IPTU em Bagé” protocolou, na manhã de quarta-feira, dia 8, na Câmara de Vereadores de Bagé, cerca de 18 mil assinaturas coletadas entre a população para a tramitação de um projeto de Veto Popular. A Lei 6,333 foi sancionada no dia 23 de novembro e a mobilização busca indeferir às mudanças propostas sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

A mobilização teve início no dia 26 de novembro e buscava em torno de 10 mil assinaturas para tentar derrubar a lei - ou seja, 10% do eleitorado do município. A coleta contou com pontos fixos e também com vários voluntários itinerantes, além de entidades que se manifestaram de forma contrária ao reajuste do IPTU, como Associação Comercial e Industrial de Bagé - Aciba, Conselho Bageense da Mulher Empreendedora (Cobame) e Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

Após a entrega das assinaturas, a Câmara de Vereadores deve colocar em tramitação a matéria, com o prazo de 10 dias para apreciação do material. Esta é a primeira mobilização popular que acontece na cidade para derrubar uma lei.

Como funciona

O veto popular é um processo previsto na Lei Orgânica da Câmara de Vereadores. A lei determina que a população pode vetar qualquer dispositivo ou a totalidade das leis complementares, leis ordinárias, resoluções, decretos legislativos e qualquer decreto do prefeito, mediante subscrição de petição discriminada por 10% dos eleitores do município.

Contudo, o tema passa pela Câmara, que deve discutir e votar a proposição de veto popular, que só poderá ser rejeitada pela maioria absoluta dos vereadores ou seja, 9 votos. Caso o projeto não avance, o movimento não descarta uma judicialização.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br