MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Dom Pedrito decreta situação de emergência em função da estiagem

Em 04/02/2022 às 15:07h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Dom Pedrito decreta situação de emergência em função da estiagem | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Decreto tem vigência de 180 dias Foto: Divulgação

Mais uma cidade da região decretou situação de emergência em razão da estiagem. A Prefeitura de Dom Pedrito publicou o decreto 129, na quinta-feira, dia 3, que declara o município em situação anormal caracterizada como emergência.

O decreto tem vigência de 180 dias a partir da publicação. A elaboração do documento considerou os levantamentos técnicos conjuntos de diversas entidades e associações sobre o prejuízo à economia do município. Até o momento, o problema afeta mais gravemente a área rural, inclusive com desabastecimento de água para consumo humano.

Com a publicação do decreto, deve ter início o Plano Emergencial de Resposta aos Desastres, adaptado à situação de estiagem. O documento também autoriza a convocação de voluntários para atuar nas ações de combate aos reflexos da seca e possibilita uma campanha de arrecadação de recursos "junto à comunidade, Governo do Estado e União com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre".

Hulha Negra, Lavras do Sul e Candiota decretaram situação de emergência em janeiro. Bagé não emitiu, até o momento, medida relativa à situação de emergência, mas deu início a um novo esquema de racionamento no final de janeiro, além de ter encerrado o mês com chuvas abaixo da média histórica (foram 99,1 milímetros registrados, enquanto a média é de 194mm) e índices abaixo do normal nas barragens que abastecem o município - Sanga Rasa com déficit de 3,60 metros e 2,70 no Piraí.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br