MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Colheita do arroz avança na região

Em 26/03/2022 às 06:22h

por Redação JM

Colheita do arroz avança na região | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estimativa de produtividade no RS é de 7,8 mil quilos por hectare | Foto: Rogerio Cantarelli / Irga

A colheita do arroz alcançou 36% dos cultivos no Rio Grande do Sul, mantendo estimativa de produtividade em 7.800 kg/ha - uma pequena redução da inicial, decorrente das condições de estiagem e do calor excessivo durante o ciclo da cultura. A operação, de acordo com levantamento da Emater, deverá ser acelerada, ainda mais, nos próximos períodos, pois aproxima-se rapidamente do fim do ciclo do cereal, com 47% das lavouras em maturação.

No caso da Campanha e Fronteira Oeste, os números já são mais expressivos, chegando a 43% da área cultivada no balanço geral. Em Barra do Quaraí, por exemplo, 70% das lavouras foram colhidas e, em Uruguaiana, o índice é de 65%, além de serem recorrentes os casos de redução na qualidade dos grãos.

Em Hulha Negra, de acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta semana, ventos fortes com granizo ocorridos no dia 18 causaram perdas em parte das lavouras com debulha de grãos e acamamento de plantas. "Alguns produtores iniciaram a colheita, porém a umidade dos grãos ainda estava elevada, próxima de 25%, acarretando o adiamento da operação a fim de reduzir os descontos de secagem e a incidência de grãos gessados e quebrados", menciona o levantamento.

Já em Aceguá, a colheita já alcançou 20% da área cultivada e, em Dom Pedrito, 30%, e as produtividades estão próximas da estimativa de início da safra.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br