MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Comunidade Quilombola de Palmas participa de diagnóstico do Estado

Em 08/04/2022 às 06:44h

por Redação JM

Comunidade Quilombola de Palmas participa de diagnóstico do Estado | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Lívia Monteiro/EspecialJM

Na terça-feira, dia 5, a Comunidade Quilombola de Palmas participou de um diagnóstico sobre aspectos sociais, econômicos e produtivos da localidade, elaborado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) em parceria com a Emater/RS-Ascar. Organizadas em um questionário, as perguntas foram conduzidas pelos extensionistas rurais Ana Rosa Sonaglio e Alexandre Alves.

Com o objetivo de formular e operar políticas públicas eficientes ao público de assentados, pescadores, aquicultura, indígenas e quilombolas, o diagnóstico visa levantar dados sobre o público, como a quantidade de pessoas, suas localidades, as atividades que produzem, qualidade de vida e as dificuldades que enfrentam, entre outros aspectos.

Em relação à comunidade quilombola, os dados estavam desatualizados há mais de 20 anos, com o último diagnóstico realizado pelo Programa RS Rural. Desta forma, a pesquisa destinada às comunidades remanescentes de quilombos certificados pelo Rio Grande do Sul procura viabilizar a construção de projetos de apoio, busca de recursos financeiros e formulação de políticas públicas.

O questionário aplicado na Comunidade Quilombola de Palmas foi dividido em três etapas, sendo a primeira um diagnóstico em grupo sobre as informações da localidade, como a quantidade de famílias e culturas trabalhadas, entre outras. A segunda, com questões qualitativas à organização social, econômica, produtiva e acesso ao território, a infraestrutura social e familiar, bem como perguntas sobre saúde, educação e o patrimônio social. Por último, os participantes responderam a um questionário individual sobre aspectos gerais da comunidade.

Segundo o presidente da Associação da Comunidade Quilombola de Palmas, Leomar Alves, o diagnóstico se torna importante ao viabilizar o diálogo entre a localidade e o poder público. “Temos a oportunidade de relatar os problemas que sozinhos não conseguimos resolver, detectar e superar também. Deveria ser mais frequente, para conseguirmos acompanhar a modernidade que chega. Com a comunidade sozinha se torna difícil ter a tecnologia e evoluir, até mesmo na forma de produzir”, analisa Alves.

A extensionista Ana Rosa relata que o dia contou com muita integração, troca de experiências, sugestões e análise de como melhorar a produtividade e a venda do que é produzido na comunidade. “Trabalhamos com a sugestão de outras atividades a serem desenvolvidas para comercialização e valorização do produto através da apresentação. Avaliamos que os produtos da comunidade têm muita qualidade, mas precisam melhorar a forma de apresentação ao consumidor, de maneira que consigam agregar valor aos produtos e renda às famílias”, informa a extensionista.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br