MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Colheita do arroz alcança 64% da área cultivada no RS

Em 09/04/2022 às 06:28h

por Redação JM

Colheita do arroz alcança 64% da área cultivada no RS | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Na região, cenário é de oscilação | Foto: Fernando Dias / SEAPDR

Os cultivos de arroz prosseguem no Rio Grande do Sul e colheita, de acordo com o Informativo Conjuntural da Emater 64% da área plantada em território gaúcho. Na Campanha, dados apontam um processo de muita oscilação, com variações significativas.

De acordo com a Emater, a alternância entre dias ensolarados e chuvosos afetou o rendimento da colheita. Em Dom Pedrito, chegou a mais de 70% do total cultivado; em Lavras do Sul, Aceguá, Caçapava do Sul, Bagé e Hulha Negra, a colheita varia entre 60% e 40% das áreas e o restante das lavouras encontra-se em fase de maturação.

"A ocorrência de ventos fortes novamente causou acamamento em algumas áreas, o que é motivo de preocupação para os produtores. A perda de umidade está ocorrendo de forma mais lenta, o que causa a paralisação no processo de colheita com o objetivo de minimizar prejuízos na qualidade dos grãos e descontos de secagem, direcionando a estrutura de máquinas para o início da colheita das lavouras de soja", aponta o levantamento semanal.

Ainda na regional da Emater RS/Ascar de Bagé, mas com dados relativos à Fronteira Oeste, a colheita se encaminha para a fase final. "Em Uruguaiana e Barra do Quaraí, está mais adiantada e já atingiu 90% da área cultivada, seguidos pelos municípios de Itaqui e Maçambará, com 85%; São Borja, com 80%; e Alegrete, com 60% das lavouras. Em Manoel Viana, observa-se a melhoria na qualidade dos grãos das lavouras colhidas recentemente e oriundas de implantação tardia. Essas lavouras não sofreram com as altas temperaturas na fase de floração e, portanto, foram irrigadas sem maiores limitações, após o retorno das chuvas, no final de fevereiro", destaca o Informativo.

De acordo com o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, o preço do arroz teve redução de 0,46% em relação à semana anterior, passando de R$ 76,21 para R$ 75,86.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br