MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Torneio de Pólo do 3º R C Mec começa nesta quinta-feira

Em 21/04/2022 às 08:00h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Torneio de Pólo do 3º R C Mec começa nesta quinta-feira | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Expectativa é por público de 300 pessoas - Arquivo/JM

Um esporte que cultua a cavalaria e as tradições militares atinge 100 anos de história em Bagé. A partir desta quinta-feira, dia 21, com duração até domingo, o 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado (3º R C Mec) realiza o Torneio de Pólo. Os jogos acontecem no Campo de Instrução Santa Tecla (no final da avenida Santa Tecla, seguindo pela estrada Joca Tavares, em direção à direita). O evento é gratuito e aberto ao público.

Nesta quinta-feira, as partidas começam às 13h30min. Na sexta-feira e no sábado, às 9h e às 14h. No domingo, às 8h30min, seguindo com as finais e a cerimônia de premiação. Fora as partidas em si, a organização também disponibilizará praça de alimentação/food trucks, banheiros e pula-pula/brinquedos gratuitos.

A edição do Torneio de Pólo tem, como autoridades, o General Comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3º Bda C Mec), Carlos Vinícius Teixeira de Vasconcelos (presidente de honra do torneio); Tenente-Coronel Jose Moacir Costa Junior, Comandante do 3º RC Mec (diretor do Torneio de Polo); e o Major Gibson Aragonez Guarienti (coordenador geral).

Estão confirmadas oito equipes, representando militares de organizações de Bagé, Uruguaiana, Quaraí, Alegrete, São Gabriel e Jaguarão. São quatro jogadores em cada equipe, distribuídos num campo de 380m x 250m. Com quatro tempos de sete minutos, vence quem marcar o maior número de gols. Normalmente, cada cavalo é utilizado num tempo. Ao todo, são cerca de 40 atletas, mas se contabilizar os auxiliares, familiares, organização e público, a expectativa de público é de mais 300 pessoas por dia.

Tradição que vai além do esporte

Num contexto histórico, o major Guarienti relata que o polo se originou no povo hindu, na Ásia. Inicialmente, o cavalo e a lança eram utilizados para caça de animais. Com o tempo, transformou-se em esporte até se desenvolver aos moldes atuais. “É uma modalidade que chama a atenção pela velocidade e disputa, com um jogo sempre em movimento”, relata.

No cenário militar bajeense, segundo Guarienti, o primeiro registro de competições de polo remonta de 1922. Na época, aconteciam perto do bairro Stand, no campo de polo desativado, quando o 3º Batalhão Logístico (3º Blog) era denominado de 12º Regimento de Cavalaria (12º RC). “O valor que se dá ao pólo não é somente pelo simples fato de ser um esporte, mas pela valorização da tradição da arma, do desenvolvimento de atributos no militar. E também trata-se de uma oportunidade de aumentar laços de integração entre os militares de cavalaria e com a sociedade civil”, detalha.

O major também considera como atrativo a figura do cavalo em si. “Por cultura, acreditamos que, sempre quando se fala em cavalo, já se torna atrativo. Hoje, já existe uma raça específica, que é a Argentino de Pólo. Porem, ela teria tido seu desenvolvimento numa mistura com contribuição da raça Crioula. Inclusive, existem praticantes que utilizam o cavalo crioulo para competição”, observa.

O evento conta com os patrocínios de Grupo Dalé, Mór Comunicação Visual, Rede SIM, Supermercados Peruzzo, Superauto, Dr. Lamego Escritório de Advogacia, Agro Campo Fértil e Poupex. Para mais detalhes, o 3º R C Mec disponibiliza os seguintes canais de comunicação: @3rcmec_exercitobrasileiro (Instagram); @3rcmec.com.br (Facebook) 53 3240 9100 (telefone) e comsoc@3rcmec.eb.mil.br (e-mail).

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br