MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeitura contrata Fundatec para elaboração de estudo sobre transporte coletivo

Em 28/04/2022 às 11:09h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Prefeitura contrata Fundatec para elaboração de estudo sobre transporte coletivo | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Plano de Mobilidade Urbana teve última atualização em 2008 - Foto: Tiago Rolim de Moura

A última vez que o Plano de Mobilidade Urbana de Bagé teve atualizações foi em 2008. Por conta do longo período sem modificações, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM) contratou a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência (Fundatec) para elaboração de um estudo sobre o transporte coletivo e as eventuais adequações que sejam necessárias.

Conforme o secretário Rodrigo Fialho, a busca pelo estudo leva em consideração as mudanças que tiveram no trânsito da cidade, de 2008 para cá. “Não tinha os aplicativos de mobilidade urbana, o número de veículos não era tão grande, além da quantidade de mototaxistas. O número de usuários reduziu bastante no transporte coletivo. Também levamos em conta os dois anos de pandemia, em que elevou o custo de tudo. O diesel, por exemplo, sofreu em torno de 20 alterações, quase dobrando o valor nesses dois anos. Isso gera um custo gigantesco para as empresas do transporte”, enfatiza.

Fora o contexto que envolve as alterações do tráfego diário, Fialho também aponta outros fatores que influenciam num custo maior da passagem de ônibus. “Há, também, o transporte rural, ao qual, muitas vezes, busca duas ou três pessoas por um alto custo. Sem falar dos benefícios para idosos, portadores de necessidades especiais, meia passagem para estudantes. Ônibus passam por diversas manutenções e, claro, a despesa com pessoal. Muitas coisas vão encarecendo o transporte público”, salienta.

Isenção temporária do ISSQN

A ideia, conforme Fialho, é que a Fundatec elabore um estudo aprofundado, de modo que proponha alternativas para que o transporte coletivo tenha maior fluidez. Uma das medidas que o secretário adianta é que alguns horários e linhas terão ajustes. “Há linhas que buscam de três a cinco pessoas; já outras estão precisando de reforço. E a Fundação tem a expertise para fazer esse serviço”, observa.

E paralelo à contratação da Fundatec, o Executivo enviou à Câmara de Vereadores uma proposta de isenção temporária de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) às empresas do transporte coletivo por ônibus de passageiros prestados mediante concessão municipal, em razão dos efeitos causados pela pandemia da covid-19. A isenção teria validade até 31 de dezembro de 2022, com remissão a partir de 1º de janeiro de 2020. A matéria está em fase de tramitação no Legislativo.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br