MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Social

ADI-RS comemora 30 anos

>>>> Jornal MINUANO esteve presente na solenidade festiva que contou com a presença do governador do Estado

Em 30/04/2022 às 00:15h
Viviane Becker

por Viviane Becker

ADI-RS comemora 30 anos | Social | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Evento reuniu autoridades e convidados nas dependências do Plaza São Rafael

A Associação dos Diários do Interior (ADI) celebrou sua trajetória de três décadas em defesa dos jornais do Rio Grande do Sul. A data foi festejada na quinta-feira, 28, durante um almoço no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Evento contou com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior, autoridades, associados e clientes. O Jornal MINUANO esteve representado pela presidente da Fundação Attila Taborda (FAT) e reitora da Urcamp, professora Lia Maria Herzer Quintana, pelo editor do JM, Felipe Valduga, pela gerente comercial Adriana Robaina e esta jornalista, Viviane Becker.
A programação iniciou com a assembleia, que renovou o mandato de Adair Weiss, diretor do Jornal A Hora, de Lajeado, na presidência da entidade, assim como os demais integrantes da diretoria e seguiu com o almoço comemorativo.
 
O jornalismo no futuro
Em seu discurso, Weiss resgatou a história e objetivos da ADI, reiterou o valor do jornalismo sério e crítico, feito pelos quase 30 veículos associados, incluindo o Jornal MINUANO e destacou o desafio que as notícias falsas representam à sociedade. “Nunca é demais repetir. Os jornais são verdadeiras fortalezas de credibilidade nos rincões deste país. E é nas redações dos jornais que normalmente encontramos os profissionais mais capacitados para o ofício do jornalismo”, enfatizou.

Para ele, os jornais são relevantes e vitais para o desenvolvimento de suas regiões. “Influem o poder público e privado de maneira a alterar decisões e provocar mudanças estruturais no desenvolvimento regional. Sempre com ética, compromisso com a verdade, para prestar um serviço relevante e confiável”, explica

Weiss declarou, ainda, que diante das notícias falsas e impacto das redes sociais, o Jornalismo deve se manter envolvido com o espaço que sempre ocupou, de curadoria e apuração das informações valiosas e indispensáveis.
 
Participação do Governador
O governador Ranolfo Vieira Júnior esteve no evento e salientou sobre a importância da liberdade de imprensa. “O direito de informar e ser informado é base de qualquer sociedade democrática, e aqui não pode ser diferente”, afirmou. Ele frisou o valor dos jornais locais que, mais próximos da comunidade, se tornam parte importante de seu cotidiano.
 
“A imprensa é a alma da comunidade”
O presidente da Associação Nacional dos Jornais, Marcelo Rech, comentou: “A imprensa local é parte da alma da comunidade, se ela se fragiliza ou desaparece, um pedaço da alma da cidade se vai”, ressaltou. Para ele, o jornalismo local é o “fiel escudeiro” e divulgador nas pequenas comunidades. Por isso, mais do que preservar, é preciso que forças econômicas, políticas e sociais estimulem essa produção.
  
          “Reconhecemos que as redes sociais têm alcance e têm seu valor, mas elas carecem de confiabilidade. Definitivamente, as redes sociais ainda não são capazes de atestar credibilidade, nem de promover articulação orgânica e necessária na defesa da pluralidade, como os veículos essenciais fazem por meio de seus curadores de notícias em suas regiões onde atuam.”
 
Adair Gilberto Weiss
Presidente da ADI/RS

 

Galeria de Imagens
Leia também em Social
Na passarela Ontem
Em Alegrete Ontem
Conexões Ontem
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br