MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Semana dos Museus tem atividades adiadas, mas exposição do Grupo de Bagé já pode ser visitada

Em 19/05/2022 às 13:20h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Semana dos Museus tem atividades adiadas, mas exposição do Grupo de Bagé já pode ser visitada | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Atividades se concentram no Museu Dom Diogo de Souza Foto: Felipe Valduga

Duas atividades programadas para compor a 20ª Semana Nacional dos Museus foram adiadas em função das orientações da Defesa Civil, com a chegada do ciclone Yakecan. Mas a população poderá participar da programação nos dias 26 de maio e 2 de junho, além de visitar uma exposição sobre o Grupo de Bagé, que já está disponível.

Nesta edição, a celebração nacional traz como temática O Poder dos Museus, que se relaciona diretamente com a primeira atividade programada em Bagé, Memória e Arte: significando acervos. Inicialmente programada para o dia 18, a ação foi transferida para o dia 26 de maio, às 11h, no Museu Dom Diogo de Souza.

Conforme explica Carmen Barros - Lula, integrante da comissão gestora dos Museus mantidos pela Fundação Attila Taborda (FAT), a primeira atividade é uma exposição dinâmica, realizada junto a dez artistas da cidade, de diferentes vertentes: pintores, escritores, poetas, fotógrafos, desenhistas. 

Cada um deles escolheu um artefato do acervo dos três museus mantidos pela FAT (além do Dom Diogo, também o Museu da Gravura Bajeense e acervo do antigo Museu Patrício Corrêa da Câmara). A exposição parte a  partir dos objetos selecionados por Elizabeth Fagundes, Irene Van Rooij, Carlo Andrei, Marsal Alves Branco, Heloísa Beckman, Francisco Lucas, Júlio Pimentel, Elvira Nascimento, Rejane Karam e Luiz Coronel.

Já a segunda atividade, foca em alguns dos maiores expoentes artísticos da cidade: o Grupo de Bagé. O importante acervo do Museu da Gravura Brasileira apresenta ao público algumas das obras dos artistas que compuseram o famoso grupo artístico. A exposição está disponível para visitação, na galeria do Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza, de segunda a sexta, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

Nesta programação, também estava prevista uma conversa com o cineasta bajeense Zeca Brito, diretor de um documentário em longa-metragem sobre o Grupo de Bagé. A agenda teve de ser adiada, em função dos protocolos de segurança da Defesa Civil do Estado, e deve ocorrer no dia 2 de junho, às 15h30min, com o tema “Relações sistêmicas sobre o Grupo de Bagé”.

O que é a Semana Nacional de Museus?

A Semana Nacional de Museus é uma proposição do Instituto Brasileiro de Museus em celebração ao Dia Internacional do Museu, no dia 18 de maio. O objetivo é abrir espaço para agradar ao público cativo e conquistar um novo, buscando valorizar a cultura nacional e regional. Vale destacar, inclusive, que a entrada das atividades é franca, o que confirma o caráter de democratizar o espaço.

“Muitas vezes olhamos os centros históricos e culturais de outros locais, como o Louvre - que realmente é lindo e precisa ser valorizado - mas esquecemos dos nossos aqui no Brasil, em nossas cidades, que tem grandes patrimônios, que contam a nossa história e guardam nossa identidade através das memórias e do nosso patrimônio”, destaca Lula.

Inclusive, a tarefa de atuar como guardiã da história e cultura de um povo pode ser reafirmada através do próprio acervo, já que nenhuma peça guardada pelos museus da FAT foram compradas - todas foram doadas pela comunidade, em busca de um espaço de segurança e valorização para os artefatos. “Isso é importante porque denota a confiança que a comunidade tem nesse trabalho, principalmente no Museu Dom Diogo de Souza”, explica.

O Museu Dom Diogo de Souza foi criado em vinte de setembro de 1956, por Tarcísio Taborda, e possui um rico acervo histórico, oriundo de doações da comunidade, e tem como finalidade pesquisar, coletar, preservar, democratizar, comunicar e educar sobre a diversidade histórica da região. “Bagé deve um agradecimento eterno para Tarcísio Taborda, por ser um sonhador, visionário, que realizou a criação dos três museus, e a Attila Taborda, que apostou no sonho do filho”, finaliza Lula.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br