MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Social

A Tradição das Velas Votivas

Mostra iconográfica e documental

Em 21/05/2022 às 00:21h
Viviane Becker

por Viviane Becker

A Tradição das Velas Votivas | Social | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

No dia 15 de maio, aconteceu, nas dependências da Capela de Santa Thereza, a abertura da Mostra iconográfica e documental sobre a Tradição das Velas Votivas.

O mês de maio está registrando o calendário do reencontro da programação cultural no Centro Histórico Vila de Santa Thereza com a comunidade que, habitualmente, frequenta os eventos promovidos pela Associação Pró-Santa Thereza.

Aguardado por muitos devotos, maio também é o mês da co-padroeira da cidade, Maria Auxiliadora dos Cristãos, e também é o período de ressaltar a tradição salesiana trazida de Turim, na Itália, no início do século XX.

De acordo com informações contidas na mostra documental, no calendário religioso e cultural, a data de 24 de maio é dedicada à Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, onde se revela, desde o ano de 1943, a tradição das Velas Votivas, experiência única de manifestação devocional já vista no Brasil.

Para essa temporada, a equipe de profissionais da cultura da Associação Pró-Santa Thereza apresenta esse reencontro que celebra a temática Mariana, reunindo a pesquisa histórica, a iconografia fotográfica, a literatura, o teatro e a preservação da memória.

Tradição, devoção e fé

A tradição das velas votivas nas janelas e portas das residências dos bajeenses vem se mantendo desde o ano de 1943. Em meio aos painéis de apresentação da Mostra, lamparinas artesanais, capelinhas e oratórios acompanham a Mostra Iconográfica e Documental, que leva assinatura do historiador Cláudio Boucinha. A mostra conta com um painel com textos explicativos sobre as primeiras edições da Festa de Auxiliadora e a procissão luminosa, numa iniciativa do padre Dr. Edgar de Aquino Rocha, onde constava como demonstração prática de devoção do povo católico de Bagé à Virgem Mãe de Deus, a iluminação das fachadas com velas, lamparinas e lanternas venezianas.

Completam a Mostra Documental a crônica "Do empireo és soberana", de José Carlos Teixeira Giorgis; o texto "A velha Auxiliadora", do padre salesianoTarcisio Luís Brasil Martins e o poema "Cântico", de Rafaela Ribas  (in memoriam e gratidão).

Dedicação e homenagem

A Mostra Iconográfica e Documental - A tradição das Velas Votivas -  tem curadoria de Sávio Machado e está montada no interior da Capela de Santa Thereza, no Centro Histórico, sob os cuidados da Associação Pró-Santa Thereza, presidida pela artista Maria Luiza Cardoso Pegas.

De acordo com Machado, a mostra tem especial dedicação e gratidão à memória do padre salesiano Olindo Carlini, que faleceu em julho de 2020. Carlini foi pároco da paróquia Auxiliadora, fundador do Coral Auxiliadora,  grande incentivador da manifestação popular das Velas Votivas e um fervoroso devoto de Maria Auxiliadora.

Visitações

A visitação pública acontece de terça-feira a domingo, das 14h às 18h, com acesso gratuito ao local, já os grupos escolares devem solicitar agendamento.

Sobre a Mostra

A Iconografia define o estudo dos assuntos representados por imagens artísticas, obras de arte, relacionando com as suas fontes e significados. A Mostra iconográfica reúne acervo com mais de 70 imagens, com a reflexão sobre o patrimônio material, humano e imaterial. Fotografias em dimensões de 20X30, mostram a edificação da Igreja Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora, em Bagé, nas décadas de 20 e 30. Belas imagens da Virgem Auxiliadora dos Cristãos, construídas em diversas linguagens artísticas ao redor do mundo, e que são ícones nos colégios, igrejas e capelas, onde foram fotografadas, e até os dias atuais se registra a presença salesiana e a devoção mariana, tudo isto está em exibição na mostra, assim como imagens das procissões de Nossa Senhora Auxiliadora pelas ruas de Bagé nas noites de 24 de maio.

Leitura do poema MARIARIA

Na noite da sexta-feira, 20 de maio, aconteceu a sessão especial de leitura do Poema MARIARIA de Ernesto Wayne, no Teatro Santo Antônio, no Centro Histórico. A apresentação integrou a programação de reabertura do calendário de eventos do Centro Histórico e das atividades da Associação Pró-Santa Thereza. A leitura foi feita por Marilu Teixeira e Heloisa Beckmann, com participação de Lorena Vieira e Mário Alvarenga, com direção de Sávio Machado.

 

 

LEGENDAS

Integrantes da Associação Pró Santa Thereza na abertura da Mostra

Mostra em exibição na Capela de Santa Thereza

Galeria de Imagens
Leia também em Social
Na passarela Ontem
Em Alegrete Ontem
Conexões Ontem
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br