MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Pela primeira vez em quase um ano, barragens atingem nível máximo

Em 06/07/2022 às 18:58h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Pela primeira vez em quase um ano, barragens atingem nível máximo | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Vertedouro da barragem Sanga Rasa na manhã desta quarta-feira | Foto: Divulgação

A chuva dos últimos dias deixou reflexos positivos nas barragens da cidade. Os três reservatórios estão praticamente cheios - o que não ocorria há 10 meses.

Nestes primeiros sete dias, o mês de julho acumula 17,5 milímetros de chuva, enquanto a média histórica do mês é de 89,2mm. Vale lembrar, também, que o mês de junho também foi chuvoso, acumulando 84,7mm.

A última atualização das barragens, realizada na manhã de quarta-feira, dia 6, registrou que as barragens do Piraí e Emergencial estão totalmente cheias, enquanto a barragem da Sanga Rasa está apenas 35 cm abaixo do normal - inclusive perto de verter. A última vez que os reservatórios chegaram ao nível máximo foi em setembro de 2021.

Nos últimos 17 anos, o município já passou por nove racionamentos. O último deles, inclusive, aconteceu entre janeiro e abril deste ano. Entre janeiro e fevereiro, o esquema de racionamento ocorreu somente durante a noite, durante seis horas. No final de fevereiro, com o agravamento da estiagem, foi instalado o rodízio de abastecimento, com ampliação do racionamento durante 12 horas. 

Durante o período mais crítico do racionamento, a Sanga Rasa chegou 5,85 metros abaixo do normal, enquanto o Piraí atingiu 3,30 m aquém da normalidade. No final de abril, após chuvas intensas e relevante recuperação das barragens, a medida foi suspensa.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br