MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Arco destaca oficinas de jurados e apresentação de animais em pistas

Em 18/08/2022 às 06:00h

por Redação JM

Arco destaca oficinas de jurados e apresentação de animais em pistas | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Feira terá participação de 892 ovinos | Foto: Tiago Rolim de Moura

A participação de 892 ovinos de 15 raças nesta Expointer demonstra a importância que os criadores e cabanheiros estão atribuindo a este momento de retomada de exposições presenciais. Animais de qualidade estarão presentes de forma expressiva, repetindo o que já foi sentido nas feiras de verão e outono, de acordo com a  Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco). O inspetor técnico da entidade, Ronaldo Costa, afirma que todos estão muito felizes com esta resposta do setor.

Dentro da programação da Arco durante a Expointer estão as Oficinas de Jurados e de Apresentação de Animais em Pistas. Responsável por ambas, Costa coloca que a Oficina de Jurados é uma oportunidade para a juventude interessada na ovinocultura aprender a metodologia de um julgamento de ovinos, os critérios dentro de uma pista e as categorias que são julgadas, desde o ovino do futuro até o ovino adulto, passando por todas as categorias de macho, fêmea, velo inteiro (totalidade da lã que se obtém do animal após a tosquia) e meia-lã das mais diversas raças.

Segundo Costa, em um futuro próximo esses jovens estarão nas pistas julgando. "É muito importante para o futuro da ovinocultura que essa juventude inicie o quanto antes a se aclimatar com esse ambiente e aprender a tomar decisões. O futuro da ovinocultura passa pela juventude", destaca. Quanto à Oficina de Apresentação de Animais em Pistas, ele enfatiza que com o crescimento da ovinocultura surgiram várias cabanhas e tratadores novos. "Alguns expõem há pouco tempo e outros estarão pela primeira vez em uma Expointer. Nesta oficina, nós vamos procurar mostrar qual é a metodologia, em que é necessário prestar atenção na hora da apresentação do animal em pista, além de toda a parte de companheirismo e ética necessários", sinaliza. Ele lembra que apenas um animal vai ganhar. "No entanto, a apresentação deve ser feita da melhor maneira possível. A raça e a cabanha devem estar representadas e fazer bonito nas pistas", conclui.

As oficinas acontecerão no dia 1º de setembro. A de Jurados Jovens tem início às 14h e a de Apresentação de Animais em Pistas, às 16h. Pela manhã, vai ocorrer a partir das 11h o campeonato Cabanheiro do Futuro. A Expointer 2022 será realizada de 27 de agosto a 4 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br