MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Saúde

Além da comemoração, reflexões sobre as festas de fim de ano

Em 10/12/2023 às 06:00h
Viviane Becker

por Viviane Becker

Além da comemoração, reflexões sobre as festas de fim de ano | Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto de Jamie Street na Unsplash

por Ana Helena Correia Torrescasana


Psicóloga (CRP 07/37741) graduada pela PUCRS
Membro associado do ESIPP/POA]
Atua em consultório particular e como psicóloga hospitalar

 

"À medida que as festividades de Natal e Ano Novo se aproximam, é importante reconhecer que, para muitas pessoas, essa temporada não é sinônimo apenas de alegria e celebração. Essas festividades frequentemente são envoltas por expectativas culturais e sociais, alimentando a ideia de que todos deveriam experimentar um estado de euforia e conexão durante essas celebrações. No entanto, a realidade é que para alguns, essas expectativas podem resultar em um agravamento dos sintomas melancólicos. A desconexão entre a narrativa cultural de felicidade e a experiência individual pode intensificar sentimentos de isolamento e inadequação.

O final do ano também marca um período natural de reflexão sobre conquistas e desafios. Para algumas pessoas, essa reflexão pode se transformar em uma análise dolorosa, permeada de desesperança e solidão. O contraste entre as expectativas de sucesso no ano que se encerra e a percepção pessoal de falha pode ser particularmente desafiador durante essa época.

Ao reconhecer a complexidade emocional que esse período pode significar para algumas pessoas e oferecer suporte apropriado, podemos transformar as festividades em um período que promove a saúde mental, acolhimento e compaixão."

 

Foto de Jamie Street na Unsplash

 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Saúde
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br