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por Melissa Louçan
Divorciados demoram mais tempo para quitar dívidas e solteiros são os que mais devem, aponta Serasa
Solteiro, casado ou divorciado: quem demora mais para pagar suas dívidas? Segundo uma pesquisa da Serasa, realizada em parceria com o Instituto Opinion Box, os divorciados lideram a lista.
Entre os endividados desse grupo, 49% devem há mais de dois anos - 3% a mais que a média de 46% identificada pela pesquisa - e 36% têm contas atrasadas entre seis meses e dois anos. Já 37% têm certeza de que irão pagar as dívidas, outros 34% acreditam que vão conseguir quitar e, por fim, 6% já desistiram de pagar.
A pesquisa também apontou que 44% dos devedores são solteiros, 42% casados, 12% divorciados e 2% viúvos. Ao todo, foram entrevistados 11.541 inadimplentes cadastrados na base de dados da Serasa em outubro deste ano, sendo 52% homens e 48% mulheres.
Na classificação por faixa etária, 28% dos endividados têm entre 31 a 40 anos; 24% entre 41 e 49 anos; 21%, de 50 a 60; 13%, de 25 a 30; 7%, de 18 a 24; e também 7%, 61 anos ou mais.
Desemprego (23%), redução de renda (20%) e falta de controle ou desorganização financeira (12%) são apontados como os principais motivos para o endividamento.
Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais.
Mais informações em www.serasa.com.br e pelas redes sociais no @serasa.
Secovi RS e Agademi promovem workshop on-line
Transformando reclamações em oportunidades será o tema do workshop on-line, promovido pelo Secovi RS e Agademi, nos dias 16 de 17 de janeiro, das 18h30 às 20h30. Voltado para executivos, gestores, funcionários de imobiliárias e interessados na área, a capacitação será ministrada pelo administrador Airton Dória. Bacharel em Administração há 34 anos pela PUCRS com especialização em Marketing pela ESPM/SP e mestrado em Estratégia pela PUCRS, Dória ganhou experiência profissional a partir de trabalhos realizados como executivo de empresas e como proprietário de empreendimentos, além da atuação como docente universitário e consultor.
O foco do workshop é demonstrar aos profissionais os meios para que aprimorem suas abordagens para atender e construir relacionamentos, colocando em prática esses conhecimentos para uma eficaz gestão do atendimento. No programa, serão abordados conteúdos como o perfil comportamental do cliente; prática da escuta ativa; análise da reclamação e foco na solução, estabelecimento de uma comunicação empática, resolução de problemas de forma rápida e eficaz, a importância do feedback, entre outros. Inscrições e informações no site www.secovirsagademi.com.br, no link Eventos.