MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Saúde

Janeiro Branco – Do que se trata?

Em 14/01/2024 às 00:17h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Janeiro Branco – Do que se trata? | Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Símbolo da campanha - Foto: Reprodução Internet

A proposta do Janeiro Branco foi criada em 2014, em Minas Gerais, idealizada pelo psicólogo, palestrante e escritor Leonardo Abrahão. Conjuntamente com o Instituto Janeiro Branco – “o instituto trabalha firme e criativamente para ampliar a consciência, despertar, educar e desenvolver as pessoas em relação a como cuidar, proteger e gerenciar a Saúde Mental. Para alcançar esse objetivo, estabele parcerias com instituições públicas e privadas interessadas em aprender e a ensinar as pessoas a investirem em relações humanas mais saudáveis e em vidas com mais bem-estar emocional”.

Por quê?

Janeiro é o primeiro mês do ano e, desde sempre, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos e propostas que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós, embora saibamos que se trata de uma questão puramente cronológica, apostamos em um novo (re)começo.

A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais é possível projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar. www.janeirobranco.com.br

A ideia do Jeneiro Branco cresceu, ganhou adesão e atualmente a campanha conta com colaboradores em diversas cidades do território nacional e a aderência aumenta a cada ano e, não sem razão – após termos vivenciado o período de isolamento decorrente da COVID-19 a saúde mental ganhou evidência e vem sendo, cada vez mais compreendida como prioridade e nunca foi tão real a máxima 'Mens sana in corpore sano' (Junius Juvenal – século I d.C.).

A coordenadora do curso de psicologia da Urcamp, Sílvia Vargas relata que o tema destaca a importância de buscar o equilíbrio nas diversas facetas da vida e serve para que as pessoas lembrem de priorizar os cuidados com sua saúde mental.

Em 25 de abril de 2023, foi promulgada a Lei Federal Nº 14.556 Janeiro Branco que Institui a campanha Janeiro Branco, dedicada à promoção da saúde mental.

“Para tanto, estamos falando de ações que destacam a importância dos cuidados com a saúde mental da população brasileira” ressaltou a professora.

Principais objetivos

1. Promover a conscientização sobre a importância da Saúde Mental na vida de todos;

2. Oferecer informações, conhecimentos e recursos para ajudar as pessoas e as instituições sociais a investirem em vidas e relacionamentos com mais Saúde Mental;

3. Inspirar e provocar a criação de políticas públicas dedicadas aos universos e às necessidades psicossociais das pessoas e da sociedade;

4. Combater estigmas e preconceitos em torno das questões de Saúde Mental e encorajar atitudes e diálogos abertos sobre o tema.

Essa iniciativa pretende mostrar a importância de cuidar da mente, das funções psíquicas ou, como popularmente se escuta “cuidar do psicológico”, e incentivar empresas e instituições a debaterem o assunto logo no começo do ano e não precisa nem deve se encerrar junto com o mês, ao contrário, a proposta é iniciar em janeiro e seguir parafraseando o cantor Nando Reis “(...) não será passageiro, seguirá de janeiro a janeiro, até o mundo acabar.”

Se precisar, busque ajuda especializada.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Saúde
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br