MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Saúde

Sintomas da Menopausa

Em 27/01/2024 às 05:48h
Giana Cunha

por Giana Cunha

Sintomas da Menopausa | Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

O período que marca o fim da fase reprodutiva feminina pode vir acompanhado de diversos sintomas. Geralmente, a menopausa é definida pela ausência de menstruação e acontece entre os 45 e 55 anos de idade.

Diversas mudanças físicas vão acontecendo aos poucos e conhecer esses sinais pode ser fundamental para melhorar a qualidade de vida e o bem estar das mulheres.

Desde o nascimento, os óvulos que a mulher vai liberar ao longo da vida já estão presentes. Essa reserva é usada da primeira até a última menstruação. Quando os ovários chegam ao fim da sua vida útil, cai a concentração de hormônios femininos e com essa queda chegam também os sintomas.

A chegada da menopausa podem trazer:

– Ondas de calor ou fogachos, com episódios súbitos de sensação de calor no rosto, pescoço e na parte superior do tronco. Geralmente, vêm acompanhados de vermelhidão no rosto, suores, palpitações no coração, vertigens e cansaço muscular;

– Manifestações como, dificuldade para esvaziar a bexiga, dor, perda de urina, infecções urinárias e ginecológicas, ressecamento vaginal, dor na penetração e diminuição da libido;

– Aumento da irritabilidade, instabilidade emocional, perda da memória e insônia;

– Alterações no vigor da pele, dos cabelos e das unhas, que ficam mais finos e quebradiços;

– Alterações na distribuição da gordura corporal, que passa a se concentrar mais na região abdominal;

– Perda de massa óssea característica da osteoporose e da osteopenia;

– Risco aumentado de doenças cardiovasculares.

Os sintomas são gerais, podem não ser sentidos todos ao mesmo tempo por todas as mulheres nesta fase.

Manter o acompanhamento ginecológico regularmente é fundamental. A nutricionista Ana Paula Narvaz aponta que alguns hábitos podem ajudar a aliviar o desconforto e a alimentação é um dos pontos principais, “já que alguns alimentos podem ajudar a desencadear algumas situações”. Manter uma dieta saudável, rica em vitaminas e cálcio e pobre em gorduras saturadas podem, aliadas a atividades físicas regulares contribuir para a qualidade de vida.

Fonte: Ministério da Saúde

Galeria de Imagens
Leia também em Saúde
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br