MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Saúde

Urcamp passa a oferecer curso de Fonoaudiologia

"Foi identificado o aumento na procura por esses profissionais em nossa região", revela Matusa Mendes, pró-reitora de Ensino

Em 27/01/2024 às 17:23h
Giana Cunha

por Giana Cunha

Urcamp passa a oferecer curso de Fonoaudiologia | Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Jéssica Pereira

O Jornal Minuano mostrou as dificuldades em Bagé em relação à escassez de profissionais em Fonoaudiologia. São cerca de 18 profissionais da área atuantes, em uma demanda crescente na região.
Um dos pontos abordados foi a falta de formação superior local. E foi pensando em atender a essa necessidade que a Urcamp, com seu papel comunitário, a partir de fevereiro, abre as inscrições para o curso de Fonoaudiologia.

Nós conversamos com a professora Matusa Mendes, pró-reitora de Ensino da Urcamp, que nos deu detalhes da novidade. Segundo ela, o curso terá duração de 4 anos, com uma carga horária total de 3160 horas. "Foi identificado o aumento na procura por esses profissionais em nossa região, além da solicitação de um curso na Saúde com horário flexível. A união desses fatores resultou na criação do curso de Fono”, explica, ao detalhar que a graduação será digital, com aulas remotas pela plataforma da Urcamp, além de encontros presenciais.

A inscrição para o ingresso pode ser feita a partir do dia primeiro de fevereiro, pelas mesmas formas de ingresso do presencial: nota do Enem, histórico escolar ou a redação, no site da Urcamp (www.urcamp.edu.br)

De acordo com dados obtidos junto ao Conselho Federal de Fonoaudiologia, atualmente, apenas cinco universidades gaúchas oferecem o curso de Fonoaudiologia, concentradas principalmente na metade norte do RS, em cidades como Porto Alegre, Santa Maria e outras da Zona Metropolitana. No Rio Grande do Sul, existem 2.806 profissionais formados em Fonoaudiologia, dos quais 420 são especialistas.

Em Bagé, na rede pública, apenas três profissionais fazem os atendimentos através do Serviço de Saúde Auditiva do município. Como publicado em reportagem da jornalista Melissa Louçan, do JM, na edição de 14 de dezembro de 2023, entidades assistenciais como o Caminho da Luz e Apae atuam com demanda reprimida em função do baixo número de profissionais. O presidente do Caminho da Luz, José Artur Maruri, na oportunidade, destacou que apenas uma profissional atua na instituição, que tem pelo menos 500 assistidos por mês. Já na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Bagé, os desafios não são diferentes. Fernanda Oliveira, gerente da instituição, revelou as dificuldades para preencher essa lacuna - são 430 assistidos e 150 pessoas aguardando atendimento fonoaudiológico.

É competência do profissional de Fonoaudiologia atividades como desenvolver trabalho de prevenção no que se refere à área da comunicação humana; participar de equipes de diagnóstico, realizando a avaliação da comunicação humana; realizar a terapia fonoaudiológica dos distúrbios e problemas de comunicação humana; realizar o aperfeiçoamento dos padrões da voz e fala; colaborar com assuntos fonoaudiológicos ligados a outras ciências; projetar, dirigir, ou efetuar pesquisas fonoaudiológicas; dirigir serviços de Fonoaudiologia em estabelecimentos públicos, autarquias, privados ou mistos; supervisionar profissionais e alunos em trabalhos teóricos e práticos de Fonoaudiologia; assessorar órgãos e estabelecimentos públicos, autarquias, privados ou mistos no campo fonoaudiológico; participar da equipe de orientação e planejamento escolar, inserindo aspectos preventivos ligados a assuntos fonoaudiológicos; dar parecer fonoaudiológico, na área da comunicação humana; realizar outras atividades inerentes a sua formação universitária, de acordo com as especificações do currículo cursado; exercer a profissão de forma adequada à realidade nacional.

Saiba mais

Curso de Fonoaudiologia 

Inscrições: A partir de 1°de fevereiro 

Onde: www.urcamp.edu.br

Valor: R$ 525 com desconto

Galeria de Imagens
Leia também em Saúde
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br