MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Social

Minuano fez 30 anos e vem muito mais por aí

“O conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você.” (Paulo Coelho)

Em 11/04/2024 às 06:08h
Giana Cunha

por Giana Cunha

Minuano fez 30 anos e vem muito mais por aí | Social | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Bruna Ricardo Netto

Nosso espaço hoje é dedicado às homenagens ao nosso querido Jornal Minuano, que completou 30 anos de atuação em dia 1° de abril. Entre elas, uma sessão solene, proposta pelo vereador Cleber Zuliani, na Câmara de Vereadores de Bagé, emocionou convidados, antigos e novos colaboradores.

A trajetória do mais antigo impresso de Bagé continua sendo escrita nas páginas repletas de palavras e muita credibilidade. Jornal Minuano é vivo e permanece informando aos quatro ventos.

E tão valorosa contribuição só pode ser descrita pelas palavras impecáveis de uma das nossas maiores, Elvira de Macedo Nascimento. E republicamos aqui. "Aqui em Bagé o vento tem raiz. Vento vira árvore, brota signos verbais e não verbais, notícia em ramos, generosos frutos de acontecimentos pros Museus e Arquivo da cidade. Aqui em Bagé, há 30 anos, venta sem parar e o vento dá de acordar a cidade pra si mesma. Desde o dia que a Angelina Quintana, Maria José Duarte e sua equipe inventaram esse vento livre e bonito chamado Minuano. E quando a paixão move a criação, ela segura a história. E o Minuano permanece até hoje. Alcançado, em sua origem, pelas idealizadoras, nas casas da cidade, como pão pra mesa do olhar, ele cumpriu com Amor, destemidamente, um sonho maior que ele.

O Correio do Sul fechara e reabrira com uma iniciativa sensível e marcante do Benfica e que não pode permanecer. A cidade pedia notícias dela mesma. Mergulhado na sua trajetória, avançou em modernidade, já sob a direção dedicada de Orlando Brasil. O Minuano assume padrões comunicacionais diferenciados e se vale da provisão científica do curso de Jornalismo para entregar as vozes e os caminhos do mundo. E, obstinado, investigou, denunciou, celebrou, memorizou, registrou o pulsar da vida da região quando se escurece e se ilumina, quando encolhe e se expande.

Um parceirão do Grupo Ecoarte, nas lutas ardentes e árduas pelos nossos patrimônios, desde os naturais, culturais e humanos. Dentro de uma cidade histórica, que custa a se dar o respeito. O Minuano esteve com a gente no Cenarte e em nossa Santa Thereza e também muito sintonizado no afiar da poesia do cultura Sul. A comunicação das prioridades e sobrevivências em saúde, educação, meio ambiente e cultura povoaram em clamor suas páginas.

Esse vento passou pelas portaladas da alma da cidade, puro rastro humano e compromisso social. Suas páginas viram avenidas, onde o leitor se encontra e desencontra e converge naquele ato de se reconhecer participante de um mesmo tempo com seu punhado de luzes e sombras. Celebramos esse jornal que insiste em narrar e abraçar esse lugar. Não importa a sedução virtual efêmera e fragmentáriadas redes, o Minuano está ocupado de atualidade e memória, pelo acontecimento que se faz e dura e constrói história.

Abraçamos com carinho os heróicos operários desse ofício, os integrantes desse jornal de todos nós. E agradecemos o privilégio de estar viva e poder entregar esse abraç , sob a acolhedora árvore desse vento e sua resistência."

(Elvira de Macedo Nascimento)

Galeria de Imagens
Leia também em Social
Na França, muito amor Anteontem
Chá da Laura Anteontem
Bem-vinda, Antônia! Anteontem
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br