MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Social

Minuano fez 30 anos e vem muito mais por aí

“O conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você.” (Paulo Coelho)

Em 11/04/2024 às 06:08h
Giana Cunha

por Giana Cunha

Minuano fez 30 anos e vem muito mais por aí | Social | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Bruna Ricardo Netto

Nosso espaço hoje é dedicado às homenagens ao nosso querido Jornal Minuano, que completou 30 anos de atuação em dia 1° de abril. Entre elas, uma sessão solene, proposta pelo vereador Cleber Zuliani, na Câmara de Vereadores de Bagé, emocionou convidados, antigos e novos colaboradores.

A trajetória do mais antigo impresso de Bagé continua sendo escrita nas páginas repletas de palavras e muita credibilidade. Jornal Minuano é vivo e permanece informando aos quatro ventos.

E tão valorosa contribuição só pode ser descrita pelas palavras impecáveis de uma das nossas maiores, Elvira de Macedo Nascimento. E republicamos aqui. "Aqui em Bagé o vento tem raiz. Vento vira árvore, brota signos verbais e não verbais, notícia em ramos, generosos frutos de acontecimentos pros Museus e Arquivo da cidade. Aqui em Bagé, há 30 anos, venta sem parar e o vento dá de acordar a cidade pra si mesma. Desde o dia que a Angelina Quintana, Maria José Duarte e sua equipe inventaram esse vento livre e bonito chamado Minuano. E quando a paixão move a criação, ela segura a história. E o Minuano permanece até hoje. Alcançado, em sua origem, pelas idealizadoras, nas casas da cidade, como pão pra mesa do olhar, ele cumpriu com Amor, destemidamente, um sonho maior que ele.

O Correio do Sul fechara e reabrira com uma iniciativa sensível e marcante do Benfica e que não pode permanecer. A cidade pedia notícias dela mesma. Mergulhado na sua trajetória, avançou em modernidade, já sob a direção dedicada de Orlando Brasil. O Minuano assume padrões comunicacionais diferenciados e se vale da provisão científica do curso de Jornalismo para entregar as vozes e os caminhos do mundo. E, obstinado, investigou, denunciou, celebrou, memorizou, registrou o pulsar da vida da região quando se escurece e se ilumina, quando encolhe e se expande.

Um parceirão do Grupo Ecoarte, nas lutas ardentes e árduas pelos nossos patrimônios, desde os naturais, culturais e humanos. Dentro de uma cidade histórica, que custa a se dar o respeito. O Minuano esteve com a gente no Cenarte e em nossa Santa Thereza e também muito sintonizado no afiar da poesia do cultura Sul. A comunicação das prioridades e sobrevivências em saúde, educação, meio ambiente e cultura povoaram em clamor suas páginas.

Esse vento passou pelas portaladas da alma da cidade, puro rastro humano e compromisso social. Suas páginas viram avenidas, onde o leitor se encontra e desencontra e converge naquele ato de se reconhecer participante de um mesmo tempo com seu punhado de luzes e sombras. Celebramos esse jornal que insiste em narrar e abraçar esse lugar. Não importa a sedução virtual efêmera e fragmentáriadas redes, o Minuano está ocupado de atualidade e memória, pelo acontecimento que se faz e dura e constrói história.

Abraçamos com carinho os heróicos operários desse ofício, os integrantes desse jornal de todos nós. E agradecemos o privilégio de estar viva e poder entregar esse abraç , sob a acolhedora árvore desse vento e sua resistência."

(Elvira de Macedo Nascimento)

Galeria de Imagens
Leia também em Social
Julho em festa Há 20 horas
Ares cariocas Há 20 horas
Felicidades Há 20 horas
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br