Cidade
Alunos do Frei Plácido competem no Desafio da Nasa, nos Estados Unidos
por Melissa Louçan
Já nos Estados Unidos encontram-se os alunos do curso técnico de Mecânica da Escola Estadual Frei Palácio, de Bagé. Eles partiram na última terça-feira, dia 16, com destino ao Desafio da Nasa Human Exploration Rover Challenge (Herc), organizado pela Agência Espacial dos Estados Unidos. Esta é a segunda participação da equipe, que retorna após um ano da conquista que colocou o nome da Rede Estadual no pódio da competição, garantindo o 3º lugar.
O evento teve início na quinta-feira e se estenderá até segunda-feira, dia 22. As apresentações dos estudantes estão agendadas para sexta e sábado, no final da tarde, a partir das 17h, e estão sendo transmitidas pelo canal do YouTube Nasa TV.
A equipe é composta por Sofia Cuadros Oliveira, Carlos Eduardo Munhoz Ferreira, Felipe de Oliveira Luiz, Frontelino Ferreira de Oliveira, Lucas Nogueira Andina, Mikael Macedo Ferreira Kaupe, Otávio Borges Motta e pelo professor Santiago Nogueira Cuadros. Após meses de trabalho, o grupo desenvolveu um protótipo de carrinho movido a pedaladas, denominado Robotchê.
O desafio anual apresenta uma tarefa de design de engenharia com o objetivo de envolver os alunos na próxima fase da exploração espacial humana. A meta é desafiá-los a criar um veículo movido por tração humana, projetado para atravessar uma superfície simulada de outro planeta e completar tarefas de missão ao longo do percurso.
As equipes de alunos são responsáveis por projetar, construir e testar tecnologias que permitam que os rovers operem em uma variedade de ambientes. O veículo será submetido a terrenos que simulam Marte, a lua e outros corpos do sistema solar.
Em 2023, a equipe da Frei Plácido, composta por Sofia Cuadros Oliveira, Bernardo Freitas, Carlos Eduardo Munhoz Ferreira e Isabélli Marques, conquistou o 3º lugar no desafio. Foi a única equipe brasileira e novata a participar da competição, que contou com a presença de mais de 16 escolas de diversos países ao redor do mundo.