Campo e Negócios
Vinhos da Campanha Gaúcha têm Indicação de Procedência
por Jaqueline Muza
Foi realizada na Unipampa, campus Dom Pedrito, a primeira Avaliação Sensorial IP Campanha Gaúcha de 2024. A atividade ocorreu na manhã de terça-feira, 16. A análise sensorial foi conduzida pelo enólogo coordenador Marcos Gabbardo, e contou com a participação de seis degustadores técnicos.
Foram avaliadas 13 amostras das vinícolas da Campanha Gaúcha, que é coordenada pela Associação de Vinhos da Campanha Gaúcha. O presidente da associação Pedro Candelária salientou que desde 2020, são enviadas as mostras para aprovação de selo IP mais de 10 milhões de litros. “Já saíram para o mercado mais de 8,9 milhões de garrafas com selo IP Campanha Gaúcha”, enfatiza.
Candelária ressalta que esses expressivos números não apenas evidenciam a vitalidade da região da Campanha Gaúcha, mas também reforçam seu papel como um polo de excelência na produção de vinhos de alta qualidade, consolidando seu prestígio ano após ano.
As Indicações Geográficas (IGs) são as áreas demarcadas no Brasil sendo classificadas em dois níveis. Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO). Fazem parte da IG da Campanha Gaúcha 14 municípios – Aceguá, Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Itaqui, Lavras do Sul, Maçambará, Quaraí, Rosário do Sul, Sant’Ana do Livramento e Uruguaiana, com a participação das seguintes vinícolas: Almabaska, Batalha Vinhas & Vinhos, Bodega Sossego, Bueno Wines, Campos de Cima, Cerros de Gaya, Cordilheira de Sant'ana, Dunamis, Estância Paraizo, Guatambu Estância do Vinho, Nova Aliança, Peruzzo Vinhas & Vinhos, Routhier & Darricarrère, Vinhetica, Vinícola Almadén, Vinícola Salton, Vinícola Seival e Zampieri Fernandes.
Cabe ressaltar que cada vinícola participante deve submeter cada amostra na avaliação para receber o selo. Mesmo que o rótulo tenha o selo numa safra, na próxima safra, a amostra deverá ser avaliada novamente.