MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Indígenas de Bagé integram Plano de Ação em Saúde do Estado

Em 28/04/2024 às 07:02h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Indígenas de Bagé integram Plano de Ação em Saúde do Estado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Arquivo JM

No Dia dos Povos Indígenas, 19 de abril, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) lançou o Plano de Ação Estadual da Saúde Indígena. A partir de dados epidemiológicos e demográficos, o material apresenta as principais ações em andamento e as metas para a qualificação do acesso e da atenção integral à saúde dessa população pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul. Em Bagé, serão atendidos 48 indígenas.

O Programa Estadual de Incentivo para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) foi criado através da Port.SES188/24 e tem dentre seus objetivos garantir a atuação complementar do Estado na qualificação à  Atenção Primária a Saúde dos povos indígenas, contribuindo para atenção diferenciada e para a redução de vulnerabilidade sociais respeitando e valorizando seus modos de vida e medicina tradicional.

Conforme a titular da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, Claudia Souza, estão habilitados ao recebimento de incentivos financeiros os municípios com indígenas aldeados conforme Censo Demográfico informados à SES/RS, Secretaria Especial de Saúde Indígenas (SESAI) do Ministério da Saúde (MS) atualizados semestralmente. 

A coordenadora salienta que em Bagé está a aldeia Tekoa Pindó Mirim, que conta com 48 indígenas reconhecidos por esse Censo, em setembro de 2023, passando a receber do Estado o incentivo mensal de R$ 2 mil para utilizarem no plano de aplicação de recursos à qualificação da Atenção Primária.

Cláudia explica que o plano de aplicação é construído e aprovado em conjunto por uma comissão específica constituída por, no mínimo, um representante de cada segmento. Integram a comissão, a gestão municipal, as lideranças indígenas, equipe da Atenção Primária que prestem atendimento aos povos indígenas e a CRS. “Nos reunimos dia 16 de abril e estamos programando novo encontro para o dia 6 de maio, que será para discutir demandas e o plano propriamente dito”, adianta. De acordo com a coordenadora, é importante ressaltar o trabalho das servidoras que estão sempre atentas aos programas e aos projetos que se referem às comunidades quilombolas e também aos povos indígenas, que são Andreza Nunes e a Evelin Araújo.

Conforme dados da SESAI, do Ministério da Saúde, o RS conta com 25.705 indígenas vivendo em aldeias, pertencendo a quatro etnias: Kaingang (88%), Guarani (12%), Charrua (0,2%) e Xokleng (0,05%). Os indígenas aldeados vivem em 150 aldeias distribuídas em 72 municípios. A maior concentração populacional se dá na Região Norte do Estado. A maioria está na faixa etária entre 20 e 39 anos.

Metas específicas para 2024-2027

- Implantação de seis serviços especializados em saúde indígena (Ambulatórios de Saúde Indígena);

- Ampliação do atendimento de gestantes e crianças menores de seis anos, priorizando famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade dos municípios com o programa Primeira Infância Melhor (PIM), passando de 25.041 para 44.400;

- Aumento do percentual de cobertura de acompanhamento de saúde do Programa Bolsa Família, de 77,4% para 80%;

- Ampliação do número de Centros de Atendimento Integrado para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, passando de quatro para oito;

- Ampliar a cobertura da Rede Psicossocial (RAPS) de 347 para 413 municípios.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br